Teste botas de motociclismo TCX Infinity Evo GTX Gore-tex

Já há alguns meses que andamos a testar estas botas técnicas do segmento “Dual Sport / Adventure”. Aqui fica a nossa opinião!

AdM @ 14-4-2017 18:11:26 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

TCX Infinity Evo Gore-Tex® | Botas

As botas de motociclismo TCX Infinity Evo GTX Gore-tex são literalmente uma lufada de ar fresco no que às botas de aventura, ou “dual sport”, diz respeito.

Não sendo umas verdadeiras botas de todo-o-terreno, elas apresentam características de botas “turing”, como a flexibilidade e o conforto, reforçadas com a segurança e a resistência de umas botas de MX ou enduro.

Leves, e confortáveis, o primeiro aspecto que me surpreendeu foi a facilidade com que me habituei a elas. Fáceis de calçar e descalçar, fáceis também de ajustar tanto ao pé como à perna, a sensação de robustez é grande e contrasta com a flexibilidade que mostram quando se calçam pela primeira vez.

Logo na primeira utilização, numa pequena volta com uma duração de aproximadamente uma hora (normalmente nunca me aventuro a ir para longe com equipamentos à estreia, sobretudo no que ao calçado diz respeito) fiquei impressionado pelo conforto e pela liberdade de movimentos que as Infinity Evo permitem.

O peso realmente contido e a sensação de segurança que elas promovem só conseguiram ser superados pela sensação de leveza que conferem, permitindo inclusivamente dar alguns passos de corrida sem o risco de parecer que estamos pregados ao chão, ou que fomos acometidos por um qualquer sindroma biónico.

A sua construção, em pele de primeira qualidade, sem acamurçamento, garante uma elevada resistência e um acabamento de excelência. A membrana interior, em Gore-tex, garante como nenhuma outra a impermeabilidade, ao mesmo tempo que evita a condensação da transpiração devido à sua capacidade de ser respirável. 


As protecções dos maléolos, da canela, da biqueira e do calcanhar conferem a sensação e uma efectiva protecção, tão necessária em condução fora de estrada, enquanto que os painéis elásticos na base da canela e na zona do tendão de aquiles conferem uma boa flexibilidade, conveniente para operar os comandos da moto e também para caminhar.

Neste aspecto há também que salientar o bom desempenho da sola Michelin Anakee III que garante, além da flexibilidade, uma aderência extraordinária nos terrenos mais escorregadios, sobretudo em planos inclinados, além de uma duração elevada.

Na parte interior da perna, estas botas TCX Infinity Evo GTX Gore-tex contam com um revestimento em camurça, que além de as tornar resistentes aos impactos com o quadro, serve também para esconder um escudo térmico, que protege do calor irradiado pelo motor da moto, factor muito importante para aumentar o conforto em alguns modelos de motos “Dual Sport” da actualidade.

O fecho é assegurado por duas fivelas reguláveis, em alumínio, ambas facilmente substituíveis com recurso a pequenos parafusos, e por um fecho em velcro na zona da barriga da perna que permite ajustar a bota de acordo com a espessura da calça.

O cós, fabricado em têxtil e em microfibras, garante conforto mesmo quando em contacto directo com a nossa pele.

Voltando às fivelas, o seu desenho de baixo perfil permite a utilização de calças a cobrir as botas, sem que os forros fiquem presos nelas, ou se danifiquem precocemente.

A palmilha ortopédica substituível é outra característica que qualifica as botas TCX Infinity Evo GTX Gore-tex como um bom investimento.


Tenho-as usado frequentemente, em diversas motos, algumas vezes ao longo de vários dias consecutivos, e mesmo nos dias mais difíceis, após muitas horas de condução, de monta e desmonta, com algumas caminhadas à mistura, ao final do dia consigo ter os pés em muito boas condições, secos e sobretudo nada doridos. E mesmo as pernas, devido ao peso muito contido, não se ressentem tanto quanto seria de esperar de botas deste tipo.

Apesar do seu estilo, as TCX Infinity Evo GTX Gore-tex conseguem ser bastante discretas, pelo que em viagem, mesmo só por asfalto, já as tenho usado sem chegar arrependido ao final do dia. Mas é no Verão, sobretudo nos dias mais quentes, que as Infinity mostram o seu verdadeiro valor, conseguindo manter os pés frescos e secos, seja no meio do pó, seja quando nos metemos dentro de alguma ribeira.

Para saber o preço, mais pormenores e onde pode experimentar e comprar estas botas, visite o nosso catálogo “on-line” de equipamentos (clique aqui).

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

TCX Infinity Evo Gore-Tex® | Botas

AdM @ 14-4-2017 18:11:26 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira



Últimas notícias