Newfren - Uma história de atrito e fricção

Por vezes, certas descobertas, acidentais ou não, alteram de forma radical tecnologias e o futuro de muitas empresas. Este é um desses casos.

andardemoto.pt @ 3-7-2017 19:52:49

Alessandro Barbero era um grande amante das motos, e estabeleceu-se em Turim, nos anos 50 para produzir calços de travão.

A sua criatividade e a sua capacidade para pôr em prática novas ideias, era a sua arma para cativar uma cada vez maior clientela. E um dia, conseguiu revolucionar toda a sua actividade, depois de ter descoberto uma nova cola, extremamente forte, originária da américa, e que permitia aplicar os calços nas maxilas de travão, sem ter que recorrer a rebites.

Foi assim, depois de ter desenvolvido máquinas específicas, que Barbero criou a primeira estação de colagem de material de fricção da Europa.


Calços de travão para sistemas de tambor

Calços de travão para sistemas de tambor

Logo de seguida, o génio do italiano, conseguiu patentear material de fricção à prova de água. 

A partir de finais dos anos 60 e início dos anos 70, as motos começaram a ser equipadas com travões de disco, e em consequência, as pastilhas de travão começaram a aparecer no mercado, pelo que Barbero decidiu começar a fabricá-las na íntegra, equipando-se para produzir também as bases onde o material de fricção é aplicado. 

Imediatamente após as novas pastilhas de travão chegarem ao mercado, Alessandro e o seu filho Valter começaram a desenvolver e a produzir a sua gama de discos de travão, inicialmente fabricados em ferro, que rapidamente foi substituído por aço.


Sistema de embraiagem centrífuga

Sistema de embraiagem centrífuga

Já no dealbar do novo milénio, a Newfren expandiu as suas instalações industriais, mudando-se de Turim para a área industrial de Cirie, onde actualmente ocupa uma superfície de 10.000 metros quadrados.

Em 2015, Valter Barbero sucedeu ao seu pai na liderança dos destinos da empresa, tendo iniciado um processo de reformulação da cadeia de produção, introduzindo modernos sistemas de controlo de produção e de distribuição.

Actualmente, a marca da família Barbero é sinónimo de criatividade, fiabilidade, alta qualidade e visão de mercado, epítetos que se traduzem num enorme capital para a Newfren, que orgulhosamente se afirma como um respeitado membro da conceituada comunidade industrial italiana.

Discos de embraiagem

Discos de embraiagem

A sua gama de produtos actual passa para além do âmbito da travagem, e inclui também uma alargada gama discos de embraiagem e sistemas de embraiagem centrifuga, onde a sua experiência em materiais de fricção, lhes dá uma grande vantagem competitiva.

 Os produtos de Newfren são comercializados em Portugal pela Lusomotos, pelo que para mais informações, basta-lhe clicar aqui.

andardemoto.pt @ 3-7-2017 19:52:49