Shoei Neotec VS Neotec 2

As oito principais diferenças do novo modelo modular da Shoei, comparado com a versão anterior!

andardemoto.pt @ 3-9-2018 12:28:36

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

O capacete modular Shoei Neotec foi lançado no mercado em 2011.  Após uma carreira de sucesso, recheada de louvores de indefectíveis fãs e críticas de exaltados detractores, a marca japonesa lança em 2018 o Neotec 2, uma evolução do modelo anterior, que está a dar que falar e a ser um sucesso de vendas!

Fomos até à Motoponto para ver de perto ambas as versões, avaliar as diferenças e reunir informação para podermos fazer esta primeira análise.

1 - Aerodinâmica

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

A Shoei investiu muitas horas de desenvolvimento da calota exterior em túnel de vento, para tornar o novo Neotec 2 mais eficaz quer em termos de estabilidade, quer em termos de insonorização, quer ainda em termos de ventilação, os pontos menos conseguidos da versão anterior.

O resultado final reflecte-se praticamente em todos os aspectos, marcando uma substancial diferença em termos de conforto e desempenho dinâmico.

O Neotec 2 apresenta uma série de deflectores aerodinâmicos que o mantêm mais silencioso e melhor ventilado, mas sobretudo mais estável a alta velocidade, facto que na prática se revela como uma sensação de menor peso e menos ruído.

2 - Ventilação

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

A ventilação era um dos aspectos que mais necessitava de atenção no modelo anterior. Além do ruído mais acentuado, a primeira geração do Neotec tinha algumas dificuldades em manter a cabeça do seu utilizador fresca e seca.

O embaciamento da viseira era um dos aspectos que necessitava de atenção, assim como a condensação que acabava por facilmente ensopar os forros interiores. Por isso o novo modelo viu as entradas de ar remodeladas, com maior superfície, e o seu desenho assegura um maior caudal de ar a circular dentro da calota.

Os mecanismos de abertura e fecho dos ventiladores mostram alguma inconsistência, já que o do topo da cabeça é mais difícil de abrir e fechar, enquanto que o da queixeira é mais fácil de operar, apenas com uma mão e sobretudo com luvas grossas calçadas.


3 - Viseira

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

A viseira apresenta uma maior superfície, que garante uma maior visibilidade. Mais espessa, os seus rebordos foram suavizados para melhorarem o nível de ruído, e o mecanismo de abertura e fecho foi redesenhado, proporcionando agora uma abertura intermédia muito conveniente para quando se circula a baixa velocidade.

Também a pega de abertura é ligeiramente maior, mais fácil de usar com as luvas calçadas. O mecanismo de rotação garante ainda uma maior vedação ao frio e à água quando a viseira está fechada, devido a um ajuste mais forte e preciso.

4 - Insonorização

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

À esquerda a versão anterior, à direita o novo Neotec2

Muito do ruído notado na anterior versão foi anulado pelo novo desenho da calota exterior, e pelos apêndices aerodinâmicos.

A própria remodelação do sistema de ventilação também proporciona menos ruído. Mas os interiores também foram completamente reformulados, e os forros, assim como as almofadas laterais, são bastante mais envolventes, sobretudo na zona da nuca, o que também diminui substancialmente os níveis de ruído.

5 - Queixeira

O novo Neotec2

O novo Neotec2

O sistema de trinco da queixeira foi redesenhado, sendo agora mais fácil de abrir e fechar, garantindo um encaixe perfeito sem ser necessária especial atenção ou demasiada pressão. Quando completamente aberto, não existe qualquer folga no mecanismo, o que contribui para uma elevada sensação de robustez. 

A Shoei também apostou na homologação dupla (P/J), e a queixeira pode, por isso, circular aberta, legalmente e com a máxima segurança, graças ao sistema de trinco que a inibe de fechar inadvertidamente, evitando o perigo inerente de bloquear a visão.


6 - Viseira solar

O novo Neotec2

O novo Neotec2

Fabricada em Lexan de elevada qualidade, a viseira solar assegura uma visão perfeita, sem distorções, e uma protecção elevada aos raios ultra-violeta. O seu mecanismo de abertura e fecho é mais “user friendly”, assim como o processo de substituição.

7 - Forros interiores

O novo Neotec2

O novo Neotec2

Além de serem fabricados com novos tecidos antibacterianos mais respiráveis e confortáveis, e serem removíveis para lavagem na máquina, incluindo as almofadas da fita de retenção e do fecho, os forros interiores são moldados para um conforto absoluto.

Os forros interiores são ainda recortados em sincronismo com os canais de ventilação, assegurando um efeito de secagem muito conveniente e eficaz. As molas de fixação são fáceis de abrir e precisas no momento de voltar a montar os forros. 

8 - Intercom Senna

O novo Neotec2

O novo Neotec2

Exclusivo e perfeitamente camuflado, o novo sistema de intercomunicação, vendido em separado e equivalente ao sistema Sena 20s Evo, apesar de obviamente aumentar o peso do capacete, não influi na aerodinâmica.

Por essa razão, ruídos e turbulências indesejados, são completamente evitados, o que também garante uma melhor qualidade da comunicação. Pena que, para ser de tal forma, a localização do seu alojamento dificulte (ou iniba mesmo) a utilização de intercomunicadores de outro fabricante.


Com o mesmo nível de qualidade e desempenho, já tivemos oportunidade de avaliar outros modelos de outras marcas. Veja os testes:
Teste capacete Nolan N100-5 

Teste capacete Schuberth C4


O novo Neotec2

O novo Neotec2

Tozé Canaveira, o nosso fotógrafo, usou intensivamente (ele anda de moto diariamente e faz mais quilómetros por ano do que muitos Moto Clubes) um Neotec da versão anterior, ao longo de mais de cinco anos. Agora substituiu-o por um Neotec 2 e está muito satisfeito. 

Aqui fica o seu depoimento:

Sempre mostrei algum descontentamento com o primeiro Neotec, por várias coisas que a mim pareciam menos boas e que tornavam a utilização do capacete bastante incómoda.

Mas mais importante que falar das coisas menos boas do primeiro Neotec, importa sim realçar o que de melhor vejo nesta nova versão do capacete da Shoei.

O Neotec II é um prazer de usar. A ventilação é perfeita e a insonorização é fantástica. Abrir e fechar a queixeira é do mais fácil que pode haver, sem folgas, nem ruídos parasitas.

A viseira interior escura, para o sol, é de excelente qualidade, sem distorcer o que vemos, e com a abertura e fecho a serem de uma suavidade incrível. É ainda bastante aerodinâmico, dando uma enorme sensação de leveza.
Não magoa nem pressiona as orelhas, o que é óptimo para grandes viagens e muitas horas consecutivas de utilização.

O Neotec II é sem dúvida uma das melhores escolhas para uma utilização diária intensiva e para todo o ano, faça chuva ou faça sol.

andardemoto.pt @ 3-9-2018 12:28:36