Dakar 2017 - 4ª etapa

(Actualizada) Toby Price (KTM) e Alessandro Botturi (Yamaha) foram as principais vitimas do primeiro dia verdadeiramente difícil do Dakar. David Megre é a primeira baixa Lusa!

andardemoto.pt @ 5-1-2017 19:59:59

Toby Price (KTM)

Toby Price (KTM)

Toby Price (KTM), o piloto que venceu a edição do ano passado, sofreu uma queda a apenas 30km do final desta 4ª etapa, disputada entre San Salvador de Jujuy na Argentina e Tupiza na Bolívia, precisamente depois de ter conseguido ultrapassar Joan Barreda (Honda) no último Check Point da prova.

O australiano da KTM fracturou o fémur esquerdo em consequência da violenta queda, e foi obrigado a desistir, tendo sido evacuado de helicóptero para o hospital. Quem lhe deu conforto foi o “nosso” Paulo Gonçalves, que apesar de estar a ter um dia complicado, depois de ter perdido muito tempo logo no início da etapa, não hesitou em prestar auxílio ao rival.

Alessandro Botturi (Yamaha)

Alessandro Botturi (Yamaha)

Também Alessandro Botturi (Yamaha), o único italiano em prova, sofreu uma queda no final da etapa, tendo sido também evacuado para o hospital, apresentando um traumatismo craniano leve e diversos hematomas na cabeça.

Entre os portugueses, hoje foi o dia de Hélder Rodrigues (Yamaha) ser o mais rápido. Foi o 14º a cruzar a meta, com um atraso de 24m31s para o mais rápido, que acabou por ser Mathias Walkner (KTM), apesar dos esforços de Joan Barreda (Honda) que apenas conseguiu terminar em segundo depois de ter liderado a etapa ao longo de todo o dia. No entanto o espanhol foi penalizado por ter reabastecido numa zona não autorizada, tendo caído para o 13º lugar da geral.

Quem lidera agora a classificação geral é Pablo Quintanilla (Husqvarna)


Hélder Rodrigues (Yamaha) ocupa agora, e sujeito ainda a confirmação oficial (no Dakar é sempre bom ressalvar que pode haver correções de última hora), o 15º lugar da classificação geral, com 1h20m de atraso para o líder.

Entretanto Paulo Gonçalves (Honda) terminou a etapa na 17ª posição e caiu na classificação geral para o 12º lugar, a 37m25s da liderança. Após a correcção dos tempos devido ao facto de o "Speedy" ter parado para dar apoio a Toby Price na altura do seu acidente, e depois da penalização de Joan Barreda, Paulo Gonçalves mantém o 5º lugar da tabela, estando apenas a escassos 7 minutos da liderança da prova.

Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain) terminou hoje em 32º lugar, mas mantém a 19ª posição da classificação geral.

Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain)

Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain)

Mário Patrão (KTM)  terminou o dia em 20º lugar, e ocupa agora a 22ª posição da geral, a cerca de 9 minutos de Joaquim Rodrigues, e a 1h45m do líder da prova.

Gonçalo Reis (KTM) terminou a etapa de hoje em 25º, ocupando agora o 31º lugar da geral.

Pedro Bianchi Prata (Honda) conseguiu hoje o 36º tempo na etapa, resultado que lhe permitiu subir nove posições na classificação geral, sendo agora 46º.

Luís Portela de Morais (KTM) foi o 43º piloto mais rápido de hoje, e ocupa o 50º lugar da geral.

Fernando Sousa Jr. (KTM) foi 55º e é 57º da geral

Rui Oliveira (Yamaha) foi 56º e é 53º da geral.

Fausto Mota (Yamaha) foi 57º e é 54º da geral.

David Megre (KTM) viu-se obrigado a desistir depois de uma queda que o obrigou a ser evacuado para o hospital. Ainda não há qualquer informação sobre o seu estado de saúde.



Mário Patrão (KTM)

Mário Patrão (KTM)

A 5ª etapa será disputada amanhã, sexta-feira, dia 06/01. 113 motos saem para a etapa que tem partida em Tupiza e chegada em Oruro, tudo em território boliviano. Motos, quadriciclos, carros e UTVs percorrem um total de 692 km, com um trecho cronometrado de 447 km.

andardemoto.pt @ 5-1-2017 19:59:59