Mundial MX – Bélgica, Lommel – Primeira para Herlings

O primeiro dia do MXGP da Bélgica viu o mestre das pistas de areia, Jeffrey Herlings, da KTM Red Bull, disparar o primeiro tiro, ao ganhar a corrida de Qualificação, enquanto o seu companheiro de equipe da KTM, Paul Jonass, conseguiu a pole position no MX2. 

andardemoto.pt @ 6-8-2017 16:23:33 - Texto: Paulo Araújo

Herlings veio de trás para vencer

Herlings veio de trás para vencer

O rugido das motos de MXGP e MX2 foi acompanhado por chuva nas primeiras etapas do dia, elevando uma superfície já de si traiçoeira a um novo nível de dificuldade. A areia belga de Lommel tem um novo layout e direção este ano, que até agora proporcionou ótimas corridas.

Jeffrey Herlings, da KTM Red Bull, é conhecido como o piloto de areia mais rápido do mundo e hoje provou isso mesmo, ao sair de 6º na primeira volta para passar Antonio Cairoli na última.

Cairoli foi batido para o holeshot por Max Nagl da Husqvarna Rockstar, mas só levou uma volta a Cairoli assumir a liderança e começar a deixar os restantes para trás. Quando Cairoli liderou a corrida, Tim Gajser, da Honda HRC, passou Jeremy Van Horebeek da Yamaha Monster e, em seguida, Max Nagl para o segundo lugar.

A maioria dos passes acontecia atrás dos dois primeiros, e eles foram feitos por Jeffrey Herlings, que de 6º passou 4 pilotos em 3 voltas. A partir daí, ele começou a destruir a liderança do # 222.

Nas pegadas de Herlings estava o Lituano Arminas Jasikonis, do Team Suzuki, a caminho do terceiro.

Gajser caiu para 4º na 5ª volta logo à frente de Nagl. Romain Febvre da Yamaha Monster, estava logo atrás dos cinco primeiros a corrida inteira e à última volta passou Nagl para garantir o 5º.

Herlings assumiu a liderança a meio da última volta e cruzou a meta meio segundo à frente de Cairoli.

Jasikonis foi 3º, mas seria desclassificado  por incumprimento dos regulamentos de ruído da FIM, baixando 5 posições para o 8º oficialmente. O resultado final foi Gajser 3rd, Febvre 4th e Nagl 5th.

Herlings na conferência de imprensa disse: "Estou muito feliz com o resultado, é uma pista que me encaixa bem. Estou feliz de estar na pole novamente, acho que é a segunda vez esta temporada...”

MXGP Qualifying Race:

1. Jeffrey Herlings - KTM, 26: 37.062

2. Antonio Cairoli - KTM

3. Tim Gajser - Honda

4. Romain Febvre - Yamaha

5. Maximilian Nagl - Husqvarna

6. Jeremy Van Horebeek - Yamaha

(18. Rui Gonçalves – Husqvarna)

andardemoto.pt @ 6-8-2017 16:23:33 - Texto: Paulo Araújo