Mundial SBK - Portimão em contexto- 10 factos antes da prova

Algumas estatística e factos que ajudam a entender melhor Portimão como pista do Mundial de Superbike

andardemoto.pt @ 14-9-2018 00:21:49

1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing) vem de quatro vitórias seguidas, garantidas em Laguna Seca e Misano. A sua única sequência de cinco foi marcada no ano passado, com duas duplas em Phillip Island e Buriram, seguido de Aragão na corrida 1.

2. Números redondos para a Kawasaki: a equipa conquistou a sua 120ª vitória em Misano na corrida 2 com Jonathan Rea, que também foi o 370º pódio do Irlandês. Outras marcas notáveis: atualmente, eles somam 79 poles e 259 vezes que largaram da primeira fila.

3. Rea ganhou a sua 49ª corrida pela Kawasaki em Misano. Na história das SBK, apenas dois pilotos até agora venceram 50 ou mais corridas com um único fabricante: Carl Fogarty para a Ducati (55) e Troy Bayliss, também para a Ducati (52).

4. Há nove vencedores diferentes em 18 corridas realizadas no Algarve. O único piloto que venceu mais de duas vezes é Jonathan Rea com cinco. Os rivais mais próximos com duas vitórias são: Troy Bayliss, Max Biaggi, Marco Melandri, Eugene Laverty e Tom Sykes.

5. O recorde de pódios de Rea é impressionante em Portugal: em 12 ocasiões de 18 ele terminou entre os três primeiros. Isto é mais do que o dobro de seu melhor concorrente, Sylvain Guintoli, com cinco.

6. Apenas o atual par de pilotos da KRT registrou mais de uma pole na classificação aqui: Tom Sykes com três e Jonathan Rea com duas. Até agora, houve seis pilotos diferentes na pole, das nove sessões de qualificação realizadas em Portugal.

7. A dupla vitória foi registrada por apenas três pilotos aqui: Troy Bayliss em 2008; Max Biaggi em 2010 e Jonathan Rea em 2015 e 2017. Todos eles foram coroados campeões na mesma época em que viram a dupla em Portugal.

8. Sete fabricantes diferentes conseguiram averbar pelo menos um pódio em Portugal: Ducati, Honda, Aprilia, Kawasaki, Yamaha, Suzuki, BMW.

9. A Grã-Bretanha é o país de maior sucesso em Portugal, já que conquistou sete vitórias com a atual dupla Kawasaki de Tom Sykes e Jonathan Rea. A dupla venceu as últimas seis corridas no AIA.

10. Apenas um terço das corridas disputadas em Portimão foram conquistadas saindo da pole: seis de 18. Nos últimos quatro fins-de-semana em Portimão, apenas duas vitórias vieram da pole: Tom Sykes na Corrida 1 de 2014 e Jonathan Rea na Corrida 1 no ano passado.

andardemoto.pt @ 14-9-2018 00:21:49