Estado do Tempo até 18 de junho de 2016

“Ande o Verão por onde andar no S. João irá parar.”

Nesta fase de Quarto Crescente, que se inicia no dia 13 de junho, teremos de aproveitar estes dias de bom tempo, excepto dia 10, que terá uma depressão em dissipação a Oeste a influenciar o estado do tempo a Norte do Mondego, em especial no Litoral Oeste, porque no interior e Sul o cenário será outro. No entanto, teremos depois a partir dia 11 uma amostra do Verão efémera mas que será bem-vinda para o Sto. António. Já a partir de dia 14 espera-se um agravamento das condições atmosféricas que pode durar até perto do S. João.

Mário Marques ©Planoclima @ 8-6-2016 18:20:24

Nestes dias teremos a possibilidade de uma crista anticilónica sobre a Ibéria a influenciar o estado de tempo, com aumento das temperaturas de forma acentuada (subida na ordem dos 7 a 10ºC), em especial no Interior e a Sul do Mondego até dia 10, altura em que se espera um refrescar temporário de 24 a 36h. Depois, de 11 a 13 de junho, haverá probabilidade de novo aquecimento da atmosfera,que será de pouca dura mas com um "timing" excelente para se aproveitar bem o Sto. António.

A seguir, deverá regressar alguma instabilidade no dia 14 para a frente, com descida das temperaturas e fluxo fresco com a possibilidade de aguaceiros e formação de trovoadas até dia 17/18. Depois, o Inferno poderá começar... mas não esquecendo as orvalhadas de S. João momentaneamente a refrescar.

Mário Marques ©Planoclima @ 8-6-2016 18:20:24


Últimas notícias