Yamaha apresenta novos modelos na Intermot, o Salão de Colónia 2016

MT10 SP, MT-09 e SCR 950 Street Scrambler são as estreias da Yamaha em Colónia

AdM @ 7-10-2016 11:11:55

A Yamaha aproveitou a Intermot para fazer algumas alterações nas suas gamas. A XV950 de versão base vai ser descontinuada, mas surge a SCR 950, uma Scrambler urbana que irá fazer parelha com a XV950R que se manterá em produção. A MT-09 recebe linhas inspiradas nas da MT-10, e a MT-10 recebe uma versão mais tecnológica, a SP.

SCR 950

Prestando uma homenagem ao design das street scramblers da época de 60 e aliada à tecnologia moderna, a Yamaha investe neste segmento cada vez mais bem sucedido e apresenta-nos a SCR950.

Uma Scrambler equipada com um motor bicilíndrico em V a 60 graus, refrigerado por ar, um modelo que foi concebido a pensar na  actual geração de motociclistas que procura uma moto com uma estética especial e tecnologicamente pensada e construída para potenciar o prazer da condução urbana.

Com um guiador firme e largo e o assento mais elevado,  consegue-se usufruir na SCR950, duma maior liberdade de movimentos e além disso, a nova roda traseira de 17 polegadas, oferece uma posição também mais elevada e uma maior distância ao solo, melhorando assim a condução.

No interior, o motor beneficia dos mais recentes avanços da tecnologia. Com leves pistões forjados, um peso optimizado da cambota e cabeças de 4 válvulas com câmaras de combustão pentagonais, este compacto grupo propulsor fornece um binário de 79,5 Nm (8,1 kg-m) logo às 3000 rpm, sendo líder na sua classe, proporcionando ao condutor a possibilidade de acelerar intensamente em todas as velocidades a partir de rotações baixas, o que faz da SCR950 uma moto de excelente performance para as habituais situações de para-arranca em ambientes urbanos.

Já o facto de vir equipada com pneus de perfil misto da Bridgestone, faz com que a SCR950 seja também adequada para enfrentar não só estradas urbanas, mas também estradas de terra, permitindo ao condutor uma maior liberdade na escolha dos trajectos e destinos.

Galeria de Imagens da nova Yamaha SCR950

Caraterísticas técnicas da SCR950:


-Motor de 942 cc em V a 60 graus refrigerado por ar
-Nível de binário líder na sua classe: 79,5 Nm (8,1 kg-m) @ 3000 rpm
-Transmissão de 5 velocidades, por correia, de funcionamento silencioso e de baixa manutenção
-Assento duplo de baixo perfil, fino e plano, com uma posição mais elevada do assento (830 mm)
-Jante dianteira de 19 polegadas e jante traseira de 17 polegadas, ambas de raios
-Distância ao solo de 145 mm

-Guiador em aço, amplo, ao estilo scrambler, com suporte transversal
-Aros de jante em alumínio
-Resistentes pneus dianteiro (TW101 100/90-19) e traseiro (TW152 140/80-17) da Bridgestone
-Disco dianteiro flutuante de estilo "wave" de 298 mm, disco traseiro de estilo "wave" de 298 mm
-Guarda-lamas dianteiro e traseiro de aço
-Motor e componentes em preto
-Depósito de combustível de 13,2 litros, sem flanges, com um esquema de cores arrojado
-Painéis laterais de estilo chapas de número de competição vintage
-Luz traseira LED circular
-Velocímetro LCD circular com vidro fumado
-Poisa pés em alumínio-
Amortecedores traseiros duplos, com reservatório, com afinações específicas para o modelo
-Suspensão dianteira de 41 mm, de funcionamento suave, com câmaras protetoras em borracha
-Suspensão dianteira com um curso de 135 mm, suspensão traseira com um curso de 110 mm
-Sistema de escape 2 em 1 com ponteira inclinada para cima
-Cores: Vermelho vivo e Yamaha Black
 
Disponibilidade: Fevereiro de 2017 (preço ainda não definido)

MT-09

Mantendo o poderoso estilo agressivo aliado a tecnologia melhorada, a nova MT-09 continua a superar os limites.
Num primeiro olhar saltam à vista algumas alterações de visual. Substituindo o farol único, a MT-09 herda da MT-10 umo design dos faróis "twin-eye" equipados com LED, aos quais se junta ainda um par de luzes de presença estreitas colocados por baixo dos faróis, reforçando assim o visual mais agressivo deste modelo para 2017.

Também a estética da traseira da MT-09 foi revista e apresenta-se ainda mais compacta, acentuando a imagem robusta desta "Hyper Naked". Agora com o subquadro inclinado para cima, o que o faz 30 mm mais curto, e a extremidade traseira equipada com um novo farolim também em LED com um design em formato de "M" quando visto de cima. 

No radiador encontramos novas aletas laterais que em conjunto com as entradas de ar de maior dimensão montadas no depósito reforçam ainda mas o aspecto robusto e exótico deste modelo.

Já num olhar mais atento salientam-se três grandes alterações importantes para a melhoria da performance da MT-09, nomeadamente a nova embraiagem deslizante (A&S, Assist and Slipper) com o intuito de proporcionar ao condutor uma maior estabilidade e controlo nas reduções de caixa mais agressivas.

O sistema de mudanças rápidas (Quick Shift System - QSS), herdado da icónica YZF-R1, permite uma engrenagem das mudanças mais suave e rápida e sem esforço

A suspensão invertida de 41 mm com um novo afinador de compressão de um lado e a função de recuperação no lado oposto permite um maior controlo no ajuste, de acordo com o peso do condutor e o estilo de condução.

Galeria de Imagens da MT-09

Características Técnicas da MT-09

-Faróis LED redesenhados "twin-eye" com 4 LEDs-Luzes de presença LED com 6 lâmpadas e com aletas
-Traseira 30 mm mais curta, com luz 3D integrada
-Assento redesenhado mais plano e 5 mm mais alto
-Guarda-lamas traseiro/suporte da chapa de matrícula com suporte unilateral
-Embraiagem deslizante (A&S, Assist and Slipper)
-Sistema de mudanças rápidas (QSS)
-Suspensão dianteira de especificações superiores
-Superfície do silenciador de escape plana com extremidade redesenhada
-Painel de instrumentos com conjunto de faróis integrado
-Aletas laterais do radiador e entradas de ar de maior dimensão-Indicadores de mudança de direcção dianteiros transferidos para o lado do radiador 

Cores: Night Fluo-Race Blue-Tech Black 

Disponibilidade: Dezembro de 2016 (preço ainda não definido)

MT-10 SP

Não se satisfazendo apenas com uma melhoria da poderosissima MT-10 recorrendo a um novo sistema de mudanças rápidas (QSS)  e ao mapeamento revisto do motor, a proposta da Yamaha para 2017 com esta poderosa versão SP foi a de transferir a tecnologia de ponta da Super Desportiva YZF-R1M para este segmento das "Hiper Naked".


Esta versão MT-10 SP conta agora com suspensões electrónicas activas Öhlins (SCU).as mesmas que equipam a YZF-R1M, e que dependem de uma unidade de controlo da suspensão (SCU), que analisa continuamente as condições do piso e o tipo de condução.

A SCU calcula as definições de compressão e amortecimento ou de recuperação ideais para cada momento, o sistema efectua imediatamente ajustes de modo a obter uma configuração de suspensão perfeita.


Galeria de Imagens da MT-10 SP

Características técnicas da MT-10 SP:

-Suspensão electrónica de competição (ERS, Electronic Racing Suspension) da Öhlins
-Painel de instrumentos de transístores de película fina (TFT) a cores
-Esquema de cores exclusivo inspirado na YZF-R1M
-Sistema de mudanças rápidas (QSS)
-Motor com 4 cilindros em linha com tecnologia de cambota de planos cruzados
-Tecnologia de controlo electrónico que inclui sistema de controlo de tracção (TCS) e modo D-Embraiagem deslizante (A&S, Assist and Slipper)
-Quadro Deltabox leve em alumínio com uma curta distância entre eixos 

Cores MT-10: Night Fluo-Race Blu-Tech Black 
Cor MT-10 SP: Silver Blu Carbon 

Disponibilidade: Fevereiro de 2017 (preço ainda não definido)

AdM @ 7-10-2016 11:11:55


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