PiperMoto J Series - Uma scooter para fazer parar o trânsito

Parece uma scooter vintage, mas esconde uma alma “ready to race” que deixa muita moto para trás.

andardemoto.pt @ 24-10-2016 20:24:21

John Piper revela a primeira criação da sua marca: a lindíssima e potente PiperMoto J Series, uma verdadeira obra prima destinada a contrariar alguns preconceitos motociclísticos.

Numa perfeita combinação de engenharia de precisão com métodos artesanais de construção, John Piper, que fundou a PiperMoto em 2013 com o objectivo de criar motos diferentes, conseguiu com esta PiperMoto J Series, criar um produto excêntrico que faz "parar o trânsito" à sua passagem. 

Seja pelo seu design e beleza, que deixa de "boca aberta" os restantes utilizadores da via pública, seja pelas prestações dinâmicas que oferece em estrada aberta, esta criação verdadeiramente demoníaca esconde, atrás de um estereótipo de veículo urbano com condução tranquila e prestações modestas, uma verdadeira "fun bike" ao nível de poucas moto de estrada do segmento de gama média.

Num primeiro olhar, o que salta à vista é sem dúvida aquele look vintage, muito charmoso, com um design de inspiração clássica onde saltam à vista os dois assentos individuais que fazem lembrar as scooters dos anos 50. 


No entanto, olhando mais atentamente percebemos que, para além do aspecto estiloso, a PiperMoto J Series está equipada com jantes de 17 polegadas preparadas para receber um pneu 120 na frente e um 160 atrás, forquilha invertida WP de 43 mm e pinças de travão Brembo com discos de 320 mm e 240 mm, que nos faz pensar que algo de diabólico se passa debaixo daquelas carenagens e que de tranquilo só existe mesmo o aspecto.

Vendo a ficha técnica, salta imediatamente à vista o facto de o coração desta máquina ser nada mais nada menos do que, o motor da alucinante KTM 690 Duke cujo teste pode ver clicando aqui.

Com o motor monocilíndrico de 690cc, a debitar 67cv de potência, e um peso a seco de 160 quilos, esta criação cumpre na perfeição o conceito defendido por John Piper de criar um produto extremamente funcional, perfeito para uma utilização urbana diária, aliciante no que toca à questão tecnológica, e ao mesmo tempo altamente desejável pela sua estética apurada.

O quadro tubular em aço e cromo-molibdénio foi desenhado de modo a repartir equitativamente o peso entre os dois eixos, e permite ângulos de inclinação até 52 graus o que resulta num elevado potencial para uma condução bem divertida. 


Poderíamos catalogar a PiperMoto J Series como super scooter, mas isso poderia ser injusto para as restantes rivais da classe, como a Yamaha T-Max 530, que tem menos 20 cv e é 57 quilos mais pesada, ou a Honda Integra 750, com apenas 15 cv a menos mas ainda assim com 35 quilos mais, ou ainda até a Sym MaxSym 600 com 20 cv a menos mas com uns bons 80 quilos a mais.

Mas o desempenho deste maravilhoso exercício de estilo não se limita ao poder de aceleração dos 0 aos 100 km/h, que se cifra em apenas 4 segundos, ou por atingir uma velocidade de ponta bastante perto dos 200 km/h, mas também pelas características das suspensões e travões com as quais uma scooter convencional nem sequer sonha.

O que também não se poderá comparar será o valor a pagar por toda esta maravilha do design e da tecnologia:  a PiperMoto J Series é produzida apenas por encomenda e o valor final não está estabelecido pela marca pois, devido às opções de personalização, é variável. Mas uma coisa é certa: não é barata!

Para o caso de estar a pensar ser um proprietário de uma destas verdadeiras obra de arte, deixamos-lhe abaixo os contactos do fabricante.

Ficha Técnica PiperMoto J Series:


Motor:
KTM LC4 Duke
Cilindrada: 690 ccPotência: 67,05cv (48.9 kW)
Performance: 0–100km/h: 4.0secs, Velocidade máxima: >190km/hPeso a seco: 160 Kg
Distribuição de peso: 50-50
Angulo máximo de inclinação lateral: 52°
Quadro: Em treliça de tubo de aço e cromo-molibdénio c/ soldadura TIG
Carenagens: Compósito de fibras de carbono e resinas epoxi comprimidas
Refrigeração: Por líquido com radiadores de alto desempenho com ventoínhas.
Escape: Com catalizador em aço inox
Caixa: 6 velocidades seleccionadas electronicamente através de manípulo no punho
Transmissão final: por corrente selada.


PiperMoto - motorcycle design and build

Telefone: +44 (0) 7082 243 152
E-mail: john@pipermoto.com
Web: www.pipermoto.com

andardemoto.pt @ 24-10-2016 20:24:21