EICMA 2016: Yamaha XSR900 Abarth

A representar a mais recente estratégia da marca de Iwata para as suas motos Sport Heritage, e em parceria com a mítica Abarth, nasce uma nova “MT-09 Faster sons".

AdM @ 15-11-2016 11:16:21

A nova XSR900 Abarth veste-se com elementos de design clássico inspirados nas Yamaha dos anos 60 e 70, e proporciona aos mais saudosistas a oportunidade de conduzir uma moto contemporânea, mas ao mesmo tempo cheia de carácter.

A  Yamaha foi, de todas as marcas japonesas, a que mais investiu no movimento de customização, e a sua filosofia “Faster Sons” é disso um bom exemplo, tendo criado uma gama de motos exclusivas a partir da sua gama “Sport Heritage”, com a colaboração de verdadeiros artistas com nomes tão sonantes como Shinya Kimura e Roland Sands.

Desta feita, o resultado final é produto da conceituada casa italiana Abarth. Partindo da base da XSR900, nasce uma Cafe Racer equipada com uma série de componentes extra-leves e um esquema cromático que não deixa ninguém indiferente.

Mas o teor tecnológico que esta máquina encerra vai para além do que normalmente é esperado numa moto de estilo “retro”: controlo de tracção, embraiagem deslizante e assistida são fundamentais para que se consiga explorar até aos limites a potência do explosivo motor CP3 (tricilíndrico crossplane) de 850cc.


A posição de condução, tipicamente desportiva, assente num guiador de avanços e peseiras bastante recuadas, acentua a agilidade da ciclística e proporciona uma sensação de envolvência reforçada pela carenagem frontal tão ao estilo “rocker”, fabricada em fibra de carbono.

Um novo farolim traseiro remata um assento de aspecto desportivo. O escape é desenhado pela Akrapovic, e fabricado em titânio, com duas ponteiras “slip-on” que, para além do aspecto, prometem um som fenomenal.

A pintura ostenta os emblemas da Abarth no depósito de combustível.

A XSR900 Abarth vai ser produzida em edição limitada a 695 unidades, todas elas numeradas e identificadas por uma placa própria. 

Se está interessado, então marque já na sua agenda a data de 17 de Janeiro de 2017. Às 14 horas desse dia, a Yamaha inicia o processo de encomendas, que será efectuado on-line através do site: www.xsr900-abarth.eu.

Os primeiros 95 clientes a fazerem o registo de compra de uma XSR900 Abarth, irão ser convidados para fazer parte da VIP Abarth Experience, para conduzir em pista os automóveis do conceituado preparador.

As restantes 600 unidades serão vendidas através da rede de concessionários da Yamaha e estarão disponíveis a partir de Abril de 2017. Ainda não há dados sobre o preço de venda.


Em paralelo, a Abarth desenvolveu o 695 Tributo XSR, um conceito que reflete a Yamaha XSR900 agora apresentada, e que à sua semelhança tem uma cor cinzenta e grafismos a vermelho.

Tal como a moto, o carro também conta com um escape de competição fabricado pela Akrapovic, que lhe confere um som carregado de personalidade, para além de melhorar a entrega de potência.

AdM @ 15-11-2016 11:16:21



Últimas notícias