Dakar 2017: a moto que todos querem derrotar chama-se KTM 450 Rally

Tem sido a arma secreta de nomes míticos do Dakar, como Marc Coma e Cyril Després. Será Toby Price o próximo?

AdM @ 3-1-2017 00:03:06

A KTM tem dominado o Dakar. Desde 2001, ainda por terras de África, que a marca austríaca não dá hipóteses à concorrência, vencendo consecutivamente todas as edições.

A série sul americana da prova, que já vai na 9ª edição, ainda não conheceu nenhuma outra vencedora, à excepção das antecessoras KTM 690 Rally. No total, são 15 anos de invencibilidade (descontando apenas o ano de 2008 em que a prova não se realizou).


Em 2011, devido às novas regras, a 450 Rally era basicamente uma 690 com o motor “aligeirado” proveniente da gama de motocross. No entanto, em 2015 a KTM 450 Rally foi completamente revista e desenhada de raiz.

Já sem a necessidade de manter a estabilidade a alta velocidade típica das provas africanas, os engenheiros da marca focaram a sua atenção na agilidade, necessária para enfrentar os desafios dos terrenos sul-americanos.

Por isso a actual 450 Rally é mais leve e tem uma distância entre eixos mais curta, e um centro de gravidade mais baixo. A sua torre de navegação, em fibra de carbono, é a sua imagem de marca que, juntamente com o amplo ecrã transparente confere uma maior visibilidade ao piloto. Outra característica é a inexistência de um sub-quadro, No seu lugar a KTM 450 Rally tem instalado um segundo depósito de combustível.

Também o motor foi revisto na segunda geração da 450 Rally, recorrendo à injecção de combustível e a uma única árvore de cames, conseguindo debitar 67 cavalos de potência, com um consumo bastante reduzido, facto que permitiu diminuir a capacidade dos depósitos de combustível para “apenas” 33 litros. 

A transmissão também recebeu uma caixa de seis velocidades. 


Poucos mais dados são conhecidos, até porque, apenas pilotos consagrados têm aspirações a poder vir a conduzir uma 450 Rally, já que elas são fabricadas em pequena escala e apenas são disponibilizadas a algumas equipas. Segundo consta, o seu preço ultrapassa os 30.000 euros.

Não é por isso de admirar que a KTM 450 Rally seja a moto que todos querem bater.

Para que possa perceber melhor as vantagens técnicas, deixamos-lhe abaixo umas imagens quase pornográficas, reveladoras do elevado índice tecnológico que estas máquinas encerram.

Galeria de Imagens da KTM 450 Rally de Toby Price

Foto: Sebas Romero

AdM @ 3-1-2017 00:03:06



Últimas notícias