VanderHeide Gentleman’s Racer - Carbono integral

Uma moto exclusiva, revolucionária no conceito e na forma.

AdM @ 4-1-2017 21:43:07

2017 é seguramente o ano das Hiper Motos.

Enquanto que o mundo dos carros ainda continua a batalhar para conseguir relações de potência superiores a 1 cavalo por quilo de peso, acompanhadas de soluções técnicas inovadoras e preços verdadeiramente obscenos, as motos com essas características começam a ser frequentes.

Recentemente temos vindo a trazer até si, nestas páginas, algumas fabulosas motos como foi o caso da Ducati Superleggera, da BMW HP4 Race, da Norton V4 SS, da Ariel Ace R ou da Spirit Motorcycles GP Sport R, e hoje apresentamos-lhe mais uma: a Vanderheide Gentleman’s Racer.

Começando pelo preço anunciado a rondar os 160.000 euros, e pela profusão de fibra de carbono que está presente em praticamente todos os componentes da ciclística e do quadro, pode-se esperar que esta seja efectivamente uma moto fora de série. 

Trata-se de uma criação de dois irmãos holandeses, Rolf e Sjors Van der Heide, que recorreram aos serviços do conceituado designer de automóveis Michiel van den Brink para os aconselhar e ajudar a conseguir o aspecto final, com as formas curvas e orgânicas.


O depósito, com capacidade para 24litros de combustível, o quadro e a carenagem são todos uma única peça fabricada em fibra de carbono, cuja produção é feita num forno especificamente concebido para o efeito, e onde são ancorados o motor e a suspensão dianteira, esta do tipo Hossac, semelhante à Duolever da BMW, também ela fabricada em fibra de carbono.

Claro que o braço oscilante e as jantes (umas BBS) também são em fibra de carbono.

A suspensão é composta por dois amortecedores Ohlins TTX36, com a particularidade de o dianteiro estar colocado a meio do depósito de combustível, oposto ao da roda traseira, eliminado dessa forma tensões, facto que ajuda a reduzir o stress sob o monocoque.

Outra das particularidades consiste no facto de o radiador estar colocado atrás, por debaixo do assento, mas que, segundo os fabricantes, funciona na perfeição.


Todos os acabamentos podem ser definidos pelo comprador, já que as motos são completamente personalizáveis, e até os comandos serão feitos à medida de cada cliente. As motos terão um prazo de entrega entre duas e quatro semanas.

O peso final declarado para a versão homologada para estrada é de 175kg, mas preparada para pista ainda fica 10kg mais leve, e caso o motor da Aprilia RSV4, com uma potência de 200 cv não seja suficiente, há a possibilidade de instalar o motor da RSV4-RF, com especificação Superbike, capaz de debitar 230 cv.

Galeria de imagens da VanderHeide - Gentleman’s Racer

AdM @ 4-1-2017 21:43:07



Últimas notícias