Yamaha prepara o Tokyo Motor Show 2017

A inteligência artificial chega ao motociclismo

andardemoto.pt @ 14-10-2017 15:41:31

À semelhança do que a Honda fez há uns dias, antecipando o Tokyo Motor Show que se vai realizar entre 25 e 28 de Outubro de 2017, a Yamaha apresenta também algumas novidades que não nos deixam ficar indiferentes.

Em estreia mundial, a marca dos diapasões vai revelar ao mundo 6 grandes novidades, sendo que pouco mais informação foi adiantada até ao momento.

O Yamaha MWC-4 é um veículo de quatro rodas que se inclina nas curvas

O Yamaha MWC-4 é um veículo de quatro rodas que se inclina nas curvas

Entre as diversas propostas, onde nem falta um automóvel novo nem uma bicicleta eléctrica, destacam-se dois modelos:
                           
O primeiro é o MWC-4, um peculiar veículo de quatro rodas que parece fruto do cruzamento entre uma moto e um automóvel.

Com capacidade para dois ocupantes, dotado de um sistema de suspensão que se inclina nas curvas e uma motorização eléctrica, conta ainda com um pequeno gerador a gasolina que lhe permite carregar as baterias para garantir uma maior autonomia. 


Outra máquina que suscitou a nossa atenção foi o Motoroid. A marca revela apenas que esta moto com motorização eléctrica conta também com inteligência artificial sendo capaz de reconhecer o seu proprietário e interagir com ele como se de uma criatura viva se tratasse.

Pelas imagens reveladas, podemos ver que as baterias cilíndricas de alta voltagem encerram um novo conceito, e alimentam um motor colocado no eixo da roda traseira. 

A suspensão é também bastante criativa, com o amortecedor traseiro colocado por debaixo de um imponente braço oscilante, e a forquilha hiperdimensionada com bainhas quadradas, é guiada de forma pouco esclarecida através de dois punhos colocados em posição bastante radical.

A avaliar pela posição de condução, debruçada sobre o falso depósito de combustível e pelo suporte lombar e ainda pelas dimensões do braço oscilante, as prestações dinâmicas deste conceito devem ser condizentes com a expectativa criada.

Tendo em conta que a Yamaha já tinha em 2015 apresentado o Motobot, um robot capaz de conduzir uma moto (clique aqui para saber mais), pode especular-se que esta nova Motoroid também tenha capacidade para se equilibrar sozinha, à semelhança da Honda Riding Assist-e, e da BMW Vision Next 100 (clique nos links para saber mais).


andardemoto.pt @ 14-10-2017 15:41:31