Yamaha Ténéré 700 World Raid já rola!

O espírito Ténéré está novamente a chegar ao palco mundial com o protótipo da Yamaha Ténéré 700 World Raid de 2018.

andardemoto.pt @ 10-5-2018 01:33:19

O compromisso da Yamaha com o segmento de aventura é tão extenso quanto impressionante. A primeira moto a vencer o Rali Paris-Dakar foi a Yamaha XT500 (clique aqui para ver as motos que venceram o Dakar!). Não só foi a primeira moto a vencer o Rali Dakar, mas foi também o primeiro veículo a ser vencedor absoluto da mítica prova. Inicialmente, o rali não tinha classes separadas para automóveis e motociclos e, por isso, a máquina da Yamaha lutou contra gigantes como Range Rovers e Renaults para obter um incrível resultado, colocando a Yamaha no primeiro e segundo lugares.

Após outra vitória no Dakar, no ano seguinte, com a XT500, a Yamaha deparou-se com uma concorrência forte perante outros fabricantes que viram o potencial do rali, o que levou a um regresso ao estirador, onde nasceu uma XT 600 Ténéré. A partir daí, o nome Ténéré tornou-se sinónimo de aventura e, ao longo das décadas, a Yamaha trabalhou arduamente para garantir a produção de máquinas ansiosas por explorar o mundo.

O mais recente capítulo desta longa e assinalável história da Ténéré teve início em Novembro de 2016, quando a Yamaha revelou o conceito T7 e a chama da Ténéré se reacendeu (clique para ver mais). Um ano depois, foi revelado um novo protótipo de design arrojado na EICMA, o Salão de Milão. Nascia assim a Ténéré 700 World Raid.

O protótipo da Ténéré 700 World Raid, que está a ser utilizado para desenvolver a especificação final do modelo de produção, foi concebido a pensar na aventura. Esta moto mantém o caráter robusto de rali do conceito de moto T7, mas foi amplamente desenvolvida durante mais de um ano de testes intensivos.

O quadro da Ténéré 700 World Raid é leve e compacto, o que, neste momento, representa um contraste acentuado face às suas concorrentes. Esta nova abordagem do cenário de aventura significa que a Ténéré 700 World Raid tem uma condução incrível tanto, em estrada como fora dela. O motor bicilíndrico compacto de 689 cc proporciona uma faixa alargada de potência disponível, fácil de utilizar e ideal para todos os desafios.

Junta a tudo isto um posto de comando para o piloto, com espaço para equipamento de navegação, um conjunto de 4 faróis inspirados no Rali Dakar e pequenos detalhes que resultam numa moto preparada para qualquer condição, qualquer terreno e em qualquer altura. 

Para pôr à prova a máquina de aventura mais avançada da Yamaha, em todos os terrenos imagináveis, sob todas as condições concebíveis e percorrer distâncias incríveis, a Yamaha idealizou o Ténéré 700 "World Raid" de 2018. 

Não se trata tão só de mostrar ao mundo o que é a Ténéré 700 World Raid, mas também de mostrar que ela é uma máquina concebida para conseguir o impossível. Neste desafio, a Ténéré 700 World Raid será pilotada por embaixadores com alguns dos nomes mais importantes das competições todo-o-terreno.

Veja as etapas e quais os pilotos que vão enfrentar os desafios:


Os antípodas com Rodney Faggotter

O Ténéré 700 World Raid de 2018 começou na Austrália, uma terra de condições climáticas muito adversas, vida selvagem única e perigos em cada esquina... fazendo as delícias de um verdadeiro explorador.

O primeiro embaixador deste "tour" foi o piloto da equipa Yamaha Official Rally, Rodney Faggotter, que tem conhecimento local deste continente. Rodney tem um historial de uma década enquanto piloto das equipas oficiais da Yamaha e piloto independente. Traz com ele o valor da experiência que é difícil de ultrapassar, tendo superado as expectativas e condições adversas para conquistar o gigantesco Rali Dakar no início de 2018.

Conquistar as dunas com Stephane Peterhansel

A segunda fase do tour ocorre num dos locais mais inspiradores do mundo para aventuras todo-o-terreno, o deserto marroquino. Areia, planícies, rochas e montanhas numa paisagem que é sinónimo de aventura, mistério e intriga.

Acompanhe o tour enquanto este chega até Merzouga, um local lendário pelo seu rali anual, incluído no calendário Rally Raid, mas que também faz parte do histórico Rali Paris-Dakar.

O Ténéré 700 World Raid escolheu o embaixador ideal para esta tarefa, a lenda viva Stephane Peterhansel. Das treze vitórias no Dakar que Peterhansel acumulou ao longo de uma carreira que bateu todos os recordes, seis delas foram conseguidas em motos da linha Ténéré.

Viver o sonho do Dakar com Adrien van Beveren

A terceira etapa começa na Argentina com Adrien van Beveren a tomar as rédeas como embaixador. Vai poder segui-lo enquanto ele regressa à América do Sul para atacar as condições difíceis, num local onde nascem lendas e onde os picos mais altos trazem a promessa de grandes feitos.

A estrela de corridas da Yamaha acumulou três incríveis vitórias consecutivas na lendária Enduropale du Touquet, na sua Yamaha YZ450F. Além disso, maravilhou o mundo com a sua primeira participação no Rali Dakar obtendo um espantoso 6.º lugar da geral fazendo parte da equipa júnior de rali Yamalube Yamaha.

Essa performance garantiu-lhe um lugar na equipa oficial de rali da Yamalube Yamaha onde voltou a melhorar, alcançando o 4.º lugar da geral, acabando apenas a 1 minuto de um lugar no pódio. O Adrien vai levar a Ténéré 700 World Raid aos seus limites no terreno onde esteve tão perto da vitória no início do ano, no Rali Dakar de 2018. 


Lendas europeias para atingir novas alturas: Nick Sanders, David Frétigné, Herbert Schwarz, Cristóbal Guerrero e Alessandro Botturi


Nick Sanders
, célebre explorador mundialmente conhecido, começa a quarta etapa, que se irá desenrolar na Europa. Ele vai trazer para esta experiência o seu estilo de vida aventureiro. A sua empresa, Nick Sanders Adventures, é um pilar essencial da plataforma Yamaha Motor Destination, e existem bons motivos para tal. Na sua carreira, Nick Sanders alcançou vários feitos sobre-humanos e dedicou-se a atingir o inatingível em todas as oportunidades.

David Frétigné junta-se ao tour como embaixador e está pronto para ajudar os que têm vontade de aprender e adoptar o estilo de vida Ténéré. David Frétigné teve uma carreira longa e bem sucedida como piloto de enduro de topo e levou para casa o título do campeonato francês de enduro em diversas ocasiões, com a Yamaha WR450F. Também é um piloto do Dakar, com experiência e concluiu a Africa Eco Race de 2015 na XT1200Z Super Ténéré provando a sua afinidade com o espírito Ténéré.

Herbert Schwarz, fundador do Touratech, tem a aventura a correr-lhe nas veias e dedicou a sua vida a ajudar outros exploradores resolutos a realizar os seus sonhos. As suas duas primeiras criações foram um conjunto de malas de alumínio e um computador de moto iluminado que Schwarz usou nas suas viagens por todos os continentes. Assim nasceu o novo segmento de aventura. Herbert Schwarz desenvolve equipamento de aventura há quase três décadas e representa o espírito Ténéré na totalidade. Herbert Schwarz vai juntar-se ao Ténéré 700 World Raid de 2018 como embaixador e estará a dar bom uso aos mais de 850 000 km que tem de experiência de aventura mundial. 

Cristóbal Guerrero
tem tido um grande sucesso no enduro, tendo vencido o campeonato espanhol quatro anos consecutivos, sempre com máquinas da Yamaha, e tendo obtido classificações sólidas nos primeiros lugares a nível mundial. A sua experiência em todo-o-terreno será essencial para o Ténéré 700 World Raid de 2018.

Alessandro Botturi assume a liderança na etapa italiana. Botturi é uma lenda na área do enduro, tendo competido em doze épocas do campeonato do mundo e obtido nove títulos do campeonato italiano de enduro, bem como duas vitórias nos ISDE, integrado na equipa italiana. Mudou para a Yamaha e garantiu uma vitória no rali de Merzouga de 2015 e conta com três participações no Rali Dakar, em Yamaha WR450F.

A etapa italiana deste "tour" marca o final da aventura e Botturi vai levar o Ténéré 700 World Raid de 2018 numa odisseia pelas montanhas, na etapa Hard Alpi. Um fim de semana repleto de saltos pelos trilhos mais espantosos dos Alpes, tanto na estrada como em todo-o-terreno, bem acima das nuvens e entre os picos cobertos de neve.

Haveria melhor forma de terminar esta história? 


Se isto tudo lhe aguçou o apetite pelas novidades mais recentes e incríveis em matéria de aventura, então clique aqui para saber mais sobre o Ténéré 700 World Raid e para ver o que promete ser a nova melhor amiga de qualquer ávido explorador. 

E já sabe: mantenha-se a andardemoto.pt para ficar a par de todas as novidades sobre a Yamaha.

Entretanto, veja o vídeo abaixo:

andardemoto.pt @ 10-5-2018 01:33:19