Museu Piaggio aumenta a viagem ao passado

O Museu Piaggio reabriu completamente renovado, aumentando a sua área de exposições e motivos de interesse, reafirmando-se como um dos mais importantes museus industriais da Europa.

andardemoto.pt @ 14-5-2018 19:42:08

Inaugurado em Março do ano 2000, o Museu Piaggio, que já recebeu mais de 600 mil visitantes, ocupa diversas naves industriais do complexo Piaggio em Pontedera, para expor o arquivo histórico da marca, um dos mais completos testemunhos da história industrial da Europa.

Agora renovado, a sua área cresceu de 3 para 5 mil metros quadrados, que albergam cinco exposições permanentes, onde é exibido um século de projectos, sonhos e emoções que representam o desenvolvimento económico e social da Itália, sob a forma de mais de 250 máquinas de valor incalculável.

O espaço agora ocupado pelo museu, correspondia ao das unidades de produção originais da Vespa e dos veículos Piaggio e Ape, no início dos anos 70, cuja história passa a partir de agora a estar também patente.

Noutro dos espaços conta-se a história desportiva das marcas de Pontedera, na qual Aprilia, Gilera e Moto Guzzi, em conjunto, conquistaram um palmarés de 104 títulos Mundiais em motociclismo, nas disciplinas de Velocidade, Superbikes, Supermoto e Trial. A colecção das motos pilotadas por Valentino Rossi é outro dos testemunhos de um passado glorioso.


Além das exposições permanentes, o Museu Piaggio ainda dedica 340m2 a exposições temporárias, que permitem variar continuamente a sua oferta ao público, com conteúdos artísticos diversos, e que nos últimos anos expôs obras de artistas tão conceituados como Dali e Picasso, entre outros.

“Este Museu não apresenta só veículos fantásticos, conta também muitas histórias de extraordinária criatividade e grande coragem, emoções, competições, vitórias e transformações tecnológicas, económicas e sociais”, afirma Roberto Colaninno, CEO e MD do Grupo Piaggio. 

Veja as imagens (fotos e video) abaixo:


andardemoto.pt @ 14-5-2018 19:42:08