Bosch testa sistema de jacto para evitar acidentes

Chama-se "Bosch slide mitigation system” e é assim como uma mão milagrosa que volta a pôr a moto sob controlo.

andardemoto.pt @ 17-5-2018 13:42:34

O futuro parece promissor para o motociclismo. Cada vez mais as empresas tecnológicas testam e desenvolvem soluções que permitem mitigar os risco de acidente dos veículos de duas rodas.

Depois do ABS e do Controlo de Tracção, já amplamente utilizados em muitos motociclos, sendo que com a norma Euro4 o ABS já é obrigatoriamente usado em praticamente todos os veículos de duas rodas a motor, a Bosch está agora a desenvolver um sistema que permite recuperar o controlo da moto em caso de derrapagem súbita da roda da frente.

Sendo uma daquelas situações em que ainda não há qualquer tecnologia que ajude, além claro do excepcional desenvolvimento das misturas de borracha que, comparativamente com as de há 20 ou 30 anos, são muito mais aderentes, a derrapagem da roda dianteira acontece em situações inesperadas, no meio de uma curva, quando o piso apresenta areia, óleo, folhas húmidas, gravilha ou gelo, onde pouco ou nada o motociclista consegue fazer para evitar uma queda.

Por isso a Bosch está a desenvolver este sistema que funciona através de um jacto, que impulsiona a moto em direcção oposta à do sentido da derrapagem. Tal como nas naves espaciais, o impulso dado pelo jacto corrige a trajectória do motociclo.

O sistema consiste num contentor de gás, semelhante aos utilizados nos “airbags”, que quando um sensor detecta uma derrapagem, faz libertar um jacto através de um injector colocado na parte inferior da moto, numa direcção específica que contrabalança a perda de aderência, mantendo a moto com a inclinação necessária para não perder o equilíbrio.

Apesar de ainda não haver mais informação disponível, o “Bosch slide mitigation system” consegue assim reduzir o risco de queda, conforme pode ver no vídeo abaixo.


andardemoto.pt @ 17-5-2018 13:42:34