Yamaha apresenta a nova YZ250F de 2019

Totalmente renovado, este é o modelo mais sofisticado da sua classe, com recurso a tecnologia de ponta e, claro está, muita electrónica.

andardemoto.pt @ 11-6-2018 00:26:10

A YZ250F de 2019 apresenta um novíssimo design de motor que inclui uma nova cabeça do cilindro, pistão, perfil de árvore de cames, geometria do cilindro, embraiagem com maior diâmetro, um motor de arranque elétrico e muito mais - tudo a funcionar em conjunto para proporcionar mais potência nos regimes médios e altos.

O seu quadro de barras bilaterais foi completamente reformulado com uma posição de montagem do motor otimizada para melhorar o equilíbrio da rigidez da máquina, o que beneficia a capacidade em curva e a tração. A carenagem e a ergonomia redesenhadas proporcionam uma sensação mais leve e compacta que liga o condutor e a máquina como se fossem um só.

A suspensão KYB® líder da classe com componentes internos atualizados fornece o equilíbrio ideal entre conforto e performance de competição vencedora. 

Para além das caraterísticas acima referidas, a novíssima YZ250F de 2019 é também fornecida de série com uma unidade de controlo de comunicações (CCU) que permite ao piloto ligar-se à sua moto (sem fios) e afiná-la de acordo com as suas preferências - tudo o que precisa é de um smartphone e da aplicação Yamaha Power Tuner.

Para 2019, na YZ250F a Yamaha melhorou o design do cilindro, inclinado para trás . O motor DOHC de 4 válvulas com refrigeração por líquido e injeção de combustível possui um sistema de admissão de correntes de ar descendentes montado à frente, com portas de admissão e escape simétricas. O combustível é fornecido por um corpo de acelerador mais leve, de 44 mm, através de um novo injetor Denso® de 12 orifícios. 

Um novo pistão forjado, plano, de maior compressão, inclui um design "bridge-box" que proporciona uma resistência adicional com um peso mínimo. O pistão, os segmentos e a cavilha com um revestimento DLC, juntamente com a configuração de cilindro descentrado, reduzem a perda de fricção e contribuem para uma resposta mais rápida.

O cilindro mais leve e vertical da YZ250F, as condutas de admissão redesenhadas, os novos perfis das cames, a biela mais robusta e a cambota e o contrapeso otimizados, funcionam em conjunto para produzir maior potência nas rotações médias para altas com um débito prático e uma fiabilidade excepcional.

A transmissão e a embraiagem foram reformuladas para proporcionar uma ligação mais direta e uma durabilidade melhorada. A transmissão mantém as mesmas relações do modelo anterior, mas as engrenagens são agora feitas de uma nova liga que proporciona maior resistência ao choque. Devido ao aumento da resistência, os dentes das engrenagens podem ser mais finos, reduzindo assim o peso e permitindo um design mais compacto. 
O conjunto da embraiagem na YZ250F inclui discos de fricção que são agora 1,6 mm mais espessos. O aumento da espessura permitiu aos nossos engenheiros reduzir o número de discos para 8 (9 na versão anterior). 

Os radiadores e o escape também foram modificados para uma melhor performance e distribuição do peso. São maiores e dispõem de um ângulo mais direcionado para o fluxo de ar de admissão, que melhora a refrigeração sob as condições de competição mais exigentes.

O design inovador do tubo de escape envolvente melhora a concentração das massas e o desenvolvimento da potência. Esta disposição desloca a extremidade traseira do tubo de escape para a frente e permite posicionar o silenciador mais próximo do centro da massa.

A YZ250F de 2019 é a primeira moto de motocross de 250 cc do mundo com um afinador de motor sem fios, a partir de um smartphone. Através da aplicação Power Tuner exclusiva da Yamaha, é fácil escolher o perfil de potência exato para resultados de competição ideais em todas as pistas. 


Ao estabelecer ligação sem fios à unidade de controlo de comunicações (CCU) integrada da YZ250F, os pilotos e técnicos podem afinar de forma instantânea e fácil a mistura de ar/combustível e os mapas de ponto de ignição para afinar a performance do motor para várias condições de pista, registar as informações da corrida e monitorizar uma variedade de dados, tais como a temperatura do líquido de arrefecimento, a temperatura do ar de admissão, a pressão do ar, estatísticas da bateria e também dados relacionados com manutenção, como o tempo de funcionamento total e muito mais.

A aplicação Yamaha Power Tuner - lançada pela primeira vez com a YZ450F de 2018 - permite modificar o mapeamento do motor com ainda maior detalhe do que antes. Também permite aos utilizadores partilhar definições com a sua equipa ou amigos (juntamente com outras informações), fazendo assim evoluir o sistema para uma ferramenta que ajuda a facilitar a comunicação. 

O mapeamento do motor com dois modos ajustáveis permite ao piloto afinar o carácter do motor com o simples premir de um botão, facilitando a afinação da YZ250F consoante as condições da pista e meteorológicas.

Através da utilização de um motor de arranque compacto e de uma bateria de iões de lítio ultraleve, a YZ250F de 2019 proporciona arranques convenientes através de um botão que permite arranques rápidos e sem esforço, mesmo sob pressão, e uma condução muito relaxada, quando o tempo não está a contar.

O quadro compacto da YZ250F de 2019 é completamente novo e permite melhorar ainda mais a manobrabilidade instintiva que torna esta Yamaha numa das máquinas com melhor manobrabilidade da classe.

O novíssimo quadro de barras bilaterais compacto inclui uma treliça superior do quadro redesenhada, a zona traseira do quadro, a área do pivô do braço e as novas fixações do motor que centralizam a massa e aumentam a rigidez no eixo lateral, horizontal e vertical para proporcionar um equilíbrio ideal entre a sensação em curva e a rigidez em linha reta.

Em termos simples, o novo quadro foi desenhado para melhorar o contacto com o solo e proporcionar o melhor equilíbrio possível entre rigidez na absorção dos impactos e curvas sem esforço. 

A envolver este quadro totalmente redesenhado, a YZ250F de 2019 inclui uma nova carenagem mais leve e compacta de ponta a ponta.  As carenagens do radiador integram uma nova conduta de ar com forma côncava que não só melhora o estilo, como é também mais estreita para um melhor apoio para os joelhos e melhores movimentos globais do condutor. 

A altura do assento foi reduzida em 8 mm na direção da parte dianteira e quase 20 mm para baixo na extremidade traseira, proporcionando ao piloto uma melhor manobrabilidade da moto.   

As suspensões KYB totalmente ajustáveis proporcionam um amortecimento sensível à velocidade e recebem afinações atualizadas, pistões maiores e apoios da suspensão e suportes do eixo recém-desenhados para proporcionar um equilíbrio excecional entre manobrabilidade e absorção dos impactos, o que resulta numa performance de competição vencedora. 


O amortecedor KYB tem novas caraterísticas de amortecimento para condizer com o novo quadro, bem como uma mola nova e mais leve. O reservatório foi aumentado em 30 cc para aumentar o controlo de amortecimento durante percursos longos.

Um aperfeiçoamento cuidado assistido por computador da secção da jante EXCEL retira peso não suspenso sem sacrificar a durabilidade, enquanto os espaçadores das rodas mais rígidos proporcionam uma melhoria da sensação de contacto com o solo ao travar e uma sensação clara de tracção.

Veja o vídeo de apresentação

andardemoto.pt @ 11-6-2018 00:26:10