OPINIÃO

Oito escolhas para viajar

A equipa do Andar de Moto seleccionou as 8 melhores motos “GT” que, na nossa opinião, são as melhores escolhas para viajar tendo em conta a oferta existente em Portugal.

AdM @ 21-5-2015 18:40:16

Das “motos viajantes” que estão em comercialização em Portugal, seleccionámos as 8 que consideramos melhores para viajar e falámos delas em “As 8 melhores motos GT para viajar”

Entretanto, fizemos cinco perguntas sobre estas 8 motos e centenas de pessoas contribuíram com a sua opinião.

A primeira questão foi: “Na sua opinião qual destas 8 motos é a mais bonita?”.

A campeã foi a BMW K1600 GTL, com 24,6% das preferências. Os restantes lugares do pódio foram para a Honda Goldwing GL 1800, com 14,2%, e o terceiro lugar para a BMW R1200 RT, com 12,9% de adeptos pela sua beleza.

E se alguém lhe oferecesse uma destas motos?! Isso era amor!!!... Não, a pergunta não foi nestes termos, mas sim a seguinte: “Se alguém quisesse oferecer-lhe uma destas oito motos, qual é que escolhia?

27,2% dos nossos participantes escolhia a BMW K1600 GTL. O segundo lugar foi para a BMW R1200 RT com 19% e o terceiro lugar foi ocupado pela Honda Goldwing GL 1800, com 13,4% das escolhas.

Mas se ninguém tivesse a generosidade e simpatia de lhe oferecer e optasse por comprar, qual é que escolhia? Neste caso, e apesar de os dois primeiros lugares serem ocupados pelas mesmas (K1600 GTL e R1200 RT), a ordem de grandeza dos valores é bem diferente e ficam absolutamente empatadas, ambas com 21,1%. O terceiro lugar é ocupado pela Honda ST 1300 Pan European, obtendo 13,8% das preferências.

A pergunta foi: “E se fosse comprar e tivesse que escolher entre estas oito, qual é que comprava?

Talvez não seja abusivo concluir que nas respostas a esta pergunta tenham estado mais presentes critérios tendencialmente racionais como o preço, consumos e praticidade. Sabe-se lá, são razões que a razão desconhece, ou não!!!

Na sua opinião, pelo que leu, conhece ou ouviu falar, qual das 8 é a melhor para viajar?” Esta foi a quarta pergunta que colocámos e os resultados são os que podem ver no gráfico que se segue. Em matéria de beleza e melhores para viajar, os três primeiros lugares vão para as mesmas, embora com valores diferentes. 

Finalmente perguntámos: “E na sua opinião, pelo que leu, conhece ou ouviu falar, qual das 8 é que consegue melhor compromisso para viajar e para utilizar no dia- a-dia?”. A BMW R1200 RT, com 28,0% das escolhas, parece não deixar dúvidas sobre as suas características polivalentes.

Segue-se a Yamaha FJR 1300 A com 22,8% e em terceiro lugar a Honda ST 1300 Pan European com 18,1% de pessoas a escolherem-na.

Fica a promessa de que mais trabalhos deste género, sobre outro tipo de motos, vão ser publicados aqui, onde o lema é Andar de Moto. Fica também o desafio a todos para participarem, dando a vossa opinião em futuros trabalhos.

A todos os que participaram neste trabalho, e aos que vão participar, o nosso sentido agradecimento.

AdM @ 21-5-2015 18:40:16


Últimas notícias