O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Adeus, Sir John

John Surtees, o único piloto a conquistar os mundiais de GP500 e Formula 1, deixou-nos...

A 22 de Outubro de 2005, passeava-se este jornalista pelas boxes do Estoril, algo fora do seu meio ambiente, pois disputava-se nesse fim-de-semana a prova de Portugal do extinto campeonato A1 GP, quando no meio da confusão de equipas, fotógrafos e comissários reconheceu uma figura inconfundível...

AdM @ 10-3-2017 23:50:36 - Paulo Araújo

Surtees na Ilha de Man com a MV Agusta, a quem daria o primeiro título na classe de 500cc

Surtees na Ilha de Man com a MV Agusta, a quem daria o primeiro título na classe de 500cc

Quer fosse pelas muitas fotos, quer pelas muitas vezes que o tinha visto correr em exibições históricas em Inglaterra, reconheci-o imediatamente: Sir John Surtees.

Era ele o “seat holder” do team Grã-Bretanha, e logo ali acordámos uma entrevista para quando as coisas sossegassem, mais à tarde...

A entrevista permanece talvez um dos pontos mais altos da minha carreira, empatada com a oportunidade de testar várias motos de fábrica do Mundial de SBK em Portimão em 2008. Entrevista que acabou quase duas horas mais tarde, como uma conversa entre amigos, dada a simpatia do velho guerreiro (contava já então 71 anos) e a inevitável realidade de descobrimos, no curso da conversa, vários conhecimentos em comum.

O que mais me impressionou nessa entrevista foram as memórias da sua fase de passagem das motos aos carros: A Cooper queria-o, dada a rapidez demonstrada num primeiro contacto, mas ele disse: “não, não, eu sou um homem das motos!”

Foi esta candura, confessando que sempre foi muito mau a fazer dinheiro e negociar contratos, que mais fica na memória do meu encontro com este homem que fica na história como o único a vencer o Mundial de 500 em duas rodas (quatro vezes!) e depois a Formula 1, em 1964, nada menos que para a Ferrari, e que hoje, dia 10 de Março de 2017, desapareceu, com 83 anos.

Ironicamente, 14 anos ao dia em que Barry Sheene, outro grande nome das duas rodas também se foi...   

AdM @ 10-3-2017 23:50:36 - Paulo Araújo


Últimas notícias