OPINIÃO

Motos: quais são as melhores marcas

Genericamente, todos nós tendemos a considerar melhor aquilo de que mais gostamos. Há, no entanto, excepções e muitas vezes separamos bem o que gostamos mais daquilo que consideramos melhor. As marcas de motos também não são imunes a estes comportamentos.

José dos Santos @ 8-2-2014 20:14:38

Top 15 - notoriedade, preferência e melhor marca

Top 15 - notoriedade, preferência e melhor marca

Hoje vamos analisar o indicador relativo às marcas de motos consideradas as melhores. Mas vamos também apresentar o resumo comparativo dos três indicadores, os dois já abordados e o de hoje: marcas de motos mais conhecidas (notoriedade), marcas de motos que as pessoas mais gostam (preferência) e as que são consideradas as melhores. 

A imagem que apresentamos, com o titulo O que pensamos das marcas de motos, compara esses três indicadores com base na 1ª referência. Este indicador (1ª Ref.), como já referimos em análises anteriores, dá-nos o resultado daquilo que está mais presente ou marcado na nossa mente, o tal Top of mind de que também já falámos.

Como se observa, nos primeiros sete lugares apenas a BMW e a Honda trocam de lugar. Há mais pessoas a referir em primeiro lugar a BMW relativamente ao gosto e mais a referir a Honda no tocante ao aspecto melhor marca.

Há algumas áreas de mercado em que a notoriedade influencia decisivamente as nossas preferências ao nível do gostar e do melhor. No caso das motos, não querendo, até porque não tenho indicadores claros nesse sentido, dizer que não há uma influência da notoriedade, parece ser menos marcante do que em outras áreas de mercado que tive oportunidade de analisar. Penso que facilmente se confirma isso, olhando para a coluna da notoriedade e comparando com as outras duas. 

Voltando à análise do indicador as marcas de motos que mais gosta e as melhores marcas de motos, verificamos que a partir do 7º lugar existem alguma diferenças significativas no ranking. 

A Suzuki sobe uma posição no que respeita ao indicador melhor marca e a MV Augusta sobe dois lugares no ranking, enquanto a Peugeot passa de 15º para 13º lugar. De salientar que a Bimota, nestes três indicadores, aparece pela primeira vez no top 15 do ranking relativo à melhor marca

As pessoas tendem a gostar mais das marcas Vespa, KTM, Piaggio e Triumph do que considerá-las como melhores, como se pode confirmar na imagem. 

Vejamos agora a comparação da 1ª Referência com o total de referências no top 15 das marcas de motos consideradas como melhores.

Top 15 - melhores marcas

Top 15 - melhores marcas

A Honda e a BMW ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente. A Harley-Davidson, que na 1ª Referência ocupa o terceiro lugar, troca com a Yamaha quando consideramos a 1ª, 2ª e 3ª referência. 

A Ducati troca de posição com a Kawasaki e a Aprilia com a Suzuki.

A MV Augusta desce do 9º lugar para 12º, a Vespa ocupa em ambos os casos o 10º lugar do ranking enquanto a KTM sobe do 11º lugar para 9º. A Triumph, que na 1ª Referência ocupa o 14º lugar, sobe no total para 11º.

Sem dia nem hora marcada e se tudo correr normalmente, voltaremos para analisar um outro aspecto relativo a marcas de motos. O indicador de hoje e o anterior dependem mais de aspectos emocionais, enquanto o próximo é fortemente racional. Atendendo à disponibilidade financeira e necessidades, qual será a marca que as pessoas pensam comprar? Neste tópico encontramos resultados muito curiosos e como veremos, há marcas que vão aparecer no top 15 e que não estão nos indicadores já analisados.  

Ver também: Motos: as marcas que mais marcam a nossa menteDesejo e paixão, com ou sem razão e As marcas de motos que compramos


Nota: Estudo realizado no início de 2012. Universo: indivíduos residentes em Portugal, com 18 e mais anos e utilizadores frequentes de internet. Amostra: a amostra do estudo é de 1.091 entrevistas válidas e representativa do universo referido.

José dos Santos @ 8-2-2014 20:14:38


Últimas notícias