Motoquartiere Milão 2016 - 1ª parte: Mermaid

Milão tem o primeiro "bairro motociclista" da Europa. Fomos à sua descoberta.

AdM @ 23-11-2016 03:23:09


Texto e foto: Rogério Carmo
                           

Visitar Milão é quase um imperativo para qualquer motociclista. O mítico salão de motociclismo, a EICMA, onde os mais importantes modelos de todas as marcas são anualmente apresentados é, por si, uma boa razão para uma visita.

Vale a pena apreciar o centro da cidade, onde cada semáforo tem mais motos a arrancar que as provas dos nossos campeonatos de motociclismo, e nos passeios, há mais motos estacionadas do que pessoas têm os de Lisboa.

Para além disso, uma passagem pela Duomo de Milão, e pela Galleria Vittorio Emanuele II que fica logo ali ao lado, uma visita ao Teatro Alla Scala, o mais antigo teatro de ópera da Europa, ou ao magnífico Castelo Sforzesco e aos museus que encerra, são um ritual quase obrigatório. 

Mas para os motociclistas há outro must: um sítio que não podem mesmo perder.

Trata-se do Motoquartiere (bairro motard numa tradução livre). Uma rua em que se vive um ambiente realmente motociclista, sem tribalismos, mas com muito estilo. Fique a conhecê-lo.


O Motoquartiere tem um pai. Um homem que respira motos por todos os poros:
Dario Mastroianni ( -come l'attore? - Ecco! Sì, como Marcello!), um quarentão de sorriso fácil, que abriu a primeira loja de motos na via Genova Thaon de Revel, na zona da Isola.

A Officine Mermaide, especializada em customização de motos, sem marca ou modelo de preferência, tem desde 2009 marcado o ritmo da pequena rua de Milão.

Uma equipa de 9 profissionais especializados produz entre 150 e 200 customizações profundas a cada ano que passa ( - tutto fatto qui!).

Na Officine Mermaide, onde o cheiro a óleo, gasolina, cola, solda e fumo de escape se misturam, há mestres a bater chapa, a fazer assentos, a mexer em motores, e há, sobretudo a imaginação fértil e a “conoscenze” de Dário, que à moda antiga, com moldes de cartão e madeira e com a ajuda de uma simples fita métrica, concebe as maquetes das novas peças, essencialmente ispirato all’oldschool....

Desta oficina, todas as criações saem com uma garantia completa válida por um ano, nem sequer importando a idade ou o modelo da moto original.


Do outro lado da rua, Dario complementa a oferta aos seus cliente com uma “Store” cujo ambiente “vintage” surpreende pela variedade de produtos e marcas, que servem para potenciar o “look” e a segurança de qualquer motociclista, por mais exigente ou requintado que seja.


A Sereia (Mermaid) representa a paixão de Dario pelo mar.

Claudio Calestani

Na porta do lado encontramos Claudio Calestani , outro milanês apaixonado pelas motos. Clique aqui para saber mais...

AdM @ 23-11-2016 03:23:09



Últimas notícias