Descobrir, formar e apoiar pilotos - Projecto Velocidade 2020

A Federação de Motociclismo de Portugal, em parceria com a Neumáticos Motoval e o Motor Clube do Estoril, estão a promover o motociclismo junto dos mais jovens.

AdM @ 13-3-2017 20:34:52 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira

Realizou-se, no passado dia 11 de Março a primeira acção em 2017 de iniciação ao Motociclismo de Velocidade, para jovens de ambos os sexos dos 8 aos 12 anos, iniciativa que faz parte do projecto Velocidade 2020 delineado pela FPM - Federação de Motociclismo de Portugal.

Em parceria com o Motor Clube do Estoril e a Neumáticos Motoval, esta iniciativa não teve qualquer custo para os participantes.

Os 30 jovens jovens candidatos que responderam à chamada, apenas tiveram que aparecer no Circuito do Estoril, acompanhados por um encarregado de educação, onde tinham ao seu dispor, caso necessitassem, todo o equipamento de segurança necessário para a actividade, composto por fato e luvas, botas e capacete.

A formação começava pelo básico, com conselhos sobre a forma de colocar o equipamento de protecção, evoluia para uma aproximação às pequenas motos, com explicações sobre o seu funcionamento e os seus comandos, e passava por voltas acompanhadas por um instrutor, que dava as primeiras dicas sobre posicionamento, equilíbrio, aceleração e travagem.


Depois de “iniciados” pela equipa de instrutores, a cargo do já bem conhecido João Pinto, homem dedicado à causa do motociclismo e responsável pela carreira de pilotos como o Ivo Lopes, as jovens promessas faziam-se sozinhas à pequena pista, preparada especificamente para esta actividade no “paddock” do Circuito do Estoril, aos comandos das pequenas motos IMR, máquinas com que pilotos como Nico Teról, Hector Bárberá e muitos outros deram os seus primeiros passos a caminho dos campeonatos do mundo de velocidade.

Alguns jovens já tinham alguma (pouca) experiência, mas mesmo os que davam as primeiras voltas, todos eles evoluíram à medida que a confiança ia aumentando. As caras dos “pais babados” e os sorrisos dos filhos foram os pontos altos do dia, e sem dúvida a maior recompensa dos instrutores e dos incansáveis comissários de pista do MCE que zelavam pela segurança dos jovens.

Esta iniciativa de formação vai, ao longo de 2017, decorrer num total de sete cidades espalhadas pelo país, de Bragança ao Algarve, que receberão a vista da caravana Velocidade 2020 para que os jovens de cada região possam, também eles, experimentar a condução de uma moto.


Em colaboração com os Moto Clubes de cada cidade anfitriã e utilizando instalações existentes, como kartódromos ou parques de estacionamento, a Velocidade 2020 irá entrar nas cidades e dar a oportunidade aos mais jovens de experimentar a condução de uma moto.

Isto porque todas estas entidades estão empenhadas na criação de um troféu de iniciação, que visa proporcionar a alguns jovens darem os primeiros passos na competição, com custos muito reduzidos. O objectivo é conseguir até 2020 levar 20 jovens pilotos para as pistas, e assim fazer renascer o interesse pela competição em Portugal.

Brevemente voltaremos a este tema com mais informação. Fique atento!

Galeria de Imagens

AdM @ 13-3-2017 20:34:52 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira



Últimas notícias