Teste Triumph Bonneville Street Cup - Estilo e Diversão

Porque uma moto é muito mais de que um simples meio de transporte, a Triumph continua a apostar na sua gama de clássicas modernas. A Street Cup, recém chegada aos concessionários, é disso uma prova. Fique a saber o que ela vale!

AdM @ 5-3-2017 18:42:35

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Triumph Street Cup | Moto | Classics

Texto: Rogério Carmo         Foto: ToZé Canaveira

                           
Para todos os verdadeiros motociclistas, uma moto é mais do que um mero meio de transporte. Uma moto pode ser também um modo de vida, uma afirmação de carácter, uma opção de estilo, uma realização pessoal, uma terapia, uma forma de ganhar tempo de vida, uma forma de relaxar, uma forma diversão, um desafio, ou até apenas uma coisa bonita que nos acompanha de perto nas agruras e fealdades da vida. E a Triumph sabe disso. Há muito tempo! 

Por isso desde o final do ano de 2016 está empenhada em colocar no mercado motos diferentes, motos competentes que para além de estarem aptas para levar qualquer motociclista de A para B com imenso orgulho e um enorme sorriso nos lábios, o faz com enorme segurança e facilidade de condução.

Não contente com isso, a Triumph esmerou-se a criar uma nova gama de motos destinada aos recém chegados ou retornados ao maravilhoso mundo das duas rodas. Sejam eles jovens, ou sejam eles maduros, tenham já muita ou ainda pouca experiência, a família Bonneville com os seus modelos “Street”, é a porta de entrada (ou reentrada) para as fabulosas sensações que o equilíbrio instável das duas rodas proporciona.

Depois de termos testado a Street Twin, (pode ver o teste, clique aqui) e a nova Bonneville T100 (o teste também já estado publicado, clique aqui) que partilham a unidade motriz desta nova Street Cup, não pudemos deixar de ficar admirados com o facto de pequenas alterações da ciclística conseguirem proporcionar sensações de condução tão diferentes.

A Street Cup é a mais desportiva da família. A sua posição de condução, mais reactiva, mantém o condutor em perfeito controlo da dinâmica, e proporciona sensações que as suas duas outras “irmãs” simplesmente não estão preparadas para oferecer.

A Street Cup é ágil de uma forma diferente, sendo capaz de enfrentar uma estrada de curvas com muita confiança e à-vontade, desenhando trajectórias limpas e efectuando travagens consistentes.

Claro que não estamos a falar de uma moto verdadeiramente desportiva, e se algum condutor mais experiente tentar pôr em prática os seus conhecimentos, rapidamente vai encontrar todos os limites da Street Cup. Mas para esses, a Triumph tem outras opções dentro do género, nomeadamente a Thruxton R (que também já testámos e cujo teste pode ver se clicar aqui).

A Street Cup pode efectivamente definir-se como uma “mini” Thruxton, uma moto de inspiração Cafe Racer, destinada a proporcionar uma enorme facilidade de condução, uma grande polivalência de utilização e um grande regalo para a vista.

Os seus acabamentos cuidados impressionam em todos os aspectos, desde a pintura em dois tons até à tomada USB existente debaixo do assento.

A qualidade de construção é grande, sendo um bom exemplo o desempenho das suspensões KYB que garante um grande conforto em pisos degradados e sobre os obstáculos urbanos, sem comprometer o desempenho dinâmico em curva. 

Em termos de ergonomia, apesar de não ser tão confortável como a Bonneville T100, a Street Cup consegue ter uma posição de condução bastante desportiva, sem ser demasiado penalizadora para os pulsos, mesmo para um utilizador de estatura elevada.

Os utilizadores mais baixos, por seu lado, podem contar com um assento bastante baixo, a apenas 780mm do chão, e bastante estreito, facto bastante importante no que ao colocar os pés bem assentes no chão diz respeito.

O comportamento do motor é muito semelhante ao das suas “irmãs” Twin e T100, oferecendo os mesmos e bastante saudáveis 55cv de potência e um binário elevado disponível desde muito baixa rotação, muito conveniente numa utilização com passageiro.

Oferece uma resposta pronta e a assistência de um controlo de tracção muito pouco intrusivo, mas a emitir um som com uma nota bastante mais agradável, bastante entusiasmante e que faz uma diferença substancial em termos de prazer de condução.

A caixa de velocidades, muito suave e precisa, beneficia da embraiagem “Slip Assist” que além de disfarçar o efeito de binário negativo em forte desaceleração, também torna a manete bastante mais leve.

O depósito com capacidade para 12 litros de combustível pode chegar a proporcionar autonomias a rondar os 300km, já que o consumo é bastante contido, sobretudo para quem apenas pretender desfrutar da paisagem e do vento no peito.

Se tivesse que apontar pontos negativos, diria que a travagem poderia ser um pouco mais incisiva, mas compreendo que um utilizador menos experiente possa beneficiar da suavidade da travagem que o disco único na roda dianteira proporciona. E ainda acrescentava o desagrado pelas soldaduras expostas do guiador, que realmente não condizem com o bom nível geral de acabamentos. Mas admito que possa haver quem goste.

Avaliação final:


Considerando que o preço da “Street Cup” não pode ser definido como uma pechincha, ela é no entanto uma moto extremamente charmosa, bem acabada e bem equipada, perfeitamente competente para fazer as delícias de uma nova geração de motociclistas que dá sobretudo preferência ao estilo.

Muito segura e fácil de conduzir e manobrar, é adequada para uma utilização urbana, mas também permite umas escapadelas de fim-de-semana, e mesmo até pequenas viagens, sendo capaz de garantir conforto em qualquer tipo de estrada, e a utilizadores de qualquer estatura.

Esta Triumph é uma opção a ter em conta sobretudo para novos motociclistas, oferecendo um custo de manutenção e utilização bastante contido, consubstanciado em consumos a rondar os 4l/100km e manutenções com intervalos de 16.000km.

Neste teste usámos equipamento de segurança composto por:

Veja ainda um vídeo de apresentação da Triumph Street Cup

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Triumph Street Cup | Moto | Classics

AdM @ 5-3-2017 18:42:35


Últimas notícias