Teste BMW R1200GS Rallye - Pura aventura

A BMW respondeu às preces de quem gosta de aventura e de enfrentar grandes viagens a solo, por maus caminhos, e descobrir o mundo pouco explorado.

andardemoto.pt @ 12-3-2017 20:24:15 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira

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BMW R 1200 GS Rallye | Moto | Adventure

Para 2017, a BMW decidiu alargar a oferta da sua bem sucedida gama de aventura. Para além da recordista de vendas “Adventure”, oferece agora além da versão standard da R1200GS, mais duas versões: um modelo GS “Exclusive” com uma filosofia mais luxuosa e estradista, e o modelo GS “Rallye” orientado para o fora de estrada, ambas facilmente identificadas pelas maxilas de travão Brembo douradas.

Com o motor a cumprir a norma Euro4 mas mantendo os 125cv de potência e os mesmos 125Nm de binário, e uma carenagem frontal redesenhada, todos os modelos estão já disponíveis nos concessionários da marca.

Mas aqui e agora, vamos falar-lhe apenas da versão que temos andado a testar: A GS Rallye.

A mais desportiva das “GS”, facilmente identificada pela sua cor Azul "Lupin" metalizado, é uma moto vocacionada para ir a sítios e passar por caminhos onde muito poucas motos (e condutores) se atrevem.

Imponente no aspecto, avassaladora no que às prestações diz respeito, é uma especialista em fora de estrada, muito competente também no asfalto. 

Carregada de acessórios de fábrica que a transformam numa máquina infernal para conquistar maus caminhos, equipada com pneus cardados, ponteira de escape Akrapovic, uma suspensão mais desportiva e com maior curso, e a apresentar a nova regulação automática que nivela a moto independentemente do peso, além de permitir subir ou descer, com o toque de um botão, a altura da suspensão activa, de acordo com o tipo de utilização, esta é a “GS” que os mais radicais devem escolher. 

Equipada com protecções de cárter e motor, jantes de raios e uma nova electrónica que inclui um controlo de tracção dinâmico ainda mais sofisticado, dotado de modos de condução “Pro” que permitem regulações de enduro mais específicas, a nova Rallye é uma especialista em terrenos difíceis.

Andar depressa, ou mesmo muito depressa, em terreno acidentado, é para esta “GS” uma brincadeira, já que a suspensão com maior curso e assistida pelo “Next Generation” Dynamic ESA consegue manter a moto em perfeito contacto com o piso, garantindo uma tracção optimizada e um controlo da roda dianteira verdadeiramente impressionante. O maior curso da suspensão também oferece uma maior facilidade em ultrapassar obstáculos.

O assento de peça única, mais esguio para permitir maior liberdade de movimentos,  e o pequeno ecrã, que ainda assim oferece regulação em altura, facilitam o movimento do condutor a manobrar sobre terreno difícil.

Não sendo propriamente uma moto de iniciação ao “off road”, até porque uma pequena queda num piso de pedras vai provavelmente doer mais na carteira do que no orgulho ou na pele, a sua compostura em terrenos difíceis é verdadeiramente impressionante, e com o aumento da confiança a GS Rallye é capaz de devolver em prazer e de forma multiplicada, todo o esforço que o seu peso e grande altura do assento obriga a fazer. 

Mas a GS Rallye é muito mais do que uma moto de “offroad”. Dotada de “Hill Start Control” (o controlo de arranque em subida que não deixa a moto descair, mesmo largando ambos os travões), e “Cornering ABS” da Bosch, que mantém a assistência anti-bloqueio mesmo com a moto inclinada, conta ainda com “Shift Assist”, um “quick shifter” integral que além de reduzir a fadiga e de fazer as delícias dos ouvidos de qualquer amante da condução, torna muito mais confortável a vida a bordo de qualquer passageiro.


Ao longo destes dias de teste, a enorme e avassaladora disponibilidade do motor magistralmente controlado por todos os sistemas electrónicos, a eficácia das suspensões mais rijas e o excelente desempenho dos travões, quase fez esquecer o facto de que a GS Rallye estava calçada com pneus de tacos.

Mal aquecem, os TKC80 oferecem um comportamento tão bom que, não fossem as vibrações, quase nem se dava por eles. Pelo menos em piso seco, já que felizmente, durante os dias deste teste, a meteorologia foi clemente!

Os comandos são iguais ao que a BMW tem vindo a habituar os seus clientes, sendo fáceis de usar, intuitivos e ergonomicamente bem colocados. O “cruise control” é um dos mais fáceis de usar do mercado, e permite aumentar ou diminuir a velocidade.

O botão de mudança de luzes, ao alcance do dedo indicador é outro dos pormenores exemplares, e a utilização do GPS fica extremamente facilitada com a integração da roda de comando colocada no punho esquerdo.

O “quick shifter” é música para os ouvidos, sobretudo quando em conjunto com o escape Akrapovic, fazendo com que cada arranque em cada semáforo, e cada ultrapassagem, pareçam uma sinfonia.

À noite, a potente iluminação em LED faz toda a diferença, sobretudo no final de um dia cansativo, e em caminhos sinuosos com mau piso.

A cereja em cima do bolo é o sistema “keyless”, sem chave, que permite ligar e desligar a moto, trancar a direcção e abrir o depósito de combustível sem usar a chave.

A GS Rallye vem equipada com poisa pés e pegas para o passageiro, assim como os suportes de malas integrados, mas todos eles podem ser removidos, aligeirando a moto e tornando-a mais atractiva aos olhos de qualquer “offroader” mais purista.


Resumindo:

Em comparação com a versão “Adventure”, a Rallye mostra-se muito mais ágil e fácil de manobrar em qualquer situação, sendo muito mais indicada para incursões fora de estrada.

Por isso, se quiser uma moto para partir para a floresta ou para a serra, e desbravar trialeiras em busca de adrenalina, mas que também lhe permita ir de férias com a “cara metade” e respectiva bagagem e entretanto poder enfrentar o trânsito do dia-a-dia sempre com um grande sorriso nos lábios, então já sabe: a BMW R1200GS Rallye é a moto que deve ir experimentar. 


E os preços?

A versão testada, como já dissemos,  estava "carregada" de acessórios. Aqui ficam os preços (Valores com IVA)

PVP Base - 16.275,00 €
ISV- 268,82 € 

Opcionais de Fábrica:

Pack confort - 565,00 €
Pack Touring - 1.610,00 €
Pack Dynamic - 1.735,00 €
Kit passageiro - 260,00 €
Sistema de Alarme anti-roubo - 250,00 €
Style Rallye - 620,00 €  

Acessórios:

Protecção Cárter - 223,71 €
GPS Garmin Navigator V - 581,30 €
Aro protecção esquerdo - 146,75 €
Aro protecção direito - 146,75 €
Ponteira de Escape Akrapovic - 661,98 €

VALOR TOTAL - 23.344,31€

Nota: Os pneus cardados podem ser fornecidos de série sem qualquer custo adicional.

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BMW R 1200 GS Rallye | Moto | Adventure

andardemoto.pt @ 12-3-2017 20:24:15 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: ToZé Canaveira