Hedon Helmets - protecção com estilo e qualidade

Uma marca Inglesa que elevou a outro nível a construção de capacetes de motociclismo.

andardemoto.pt @ 5-6-2017 18:56:27

Desde o limiar do século XX que os capacetes estão associados ao espírito dos aventureiros, dos pioneiros da aviação e do motociclismo.

Com a generalização do motociclismo, os capacetes passaram a ser encarados sobretudo como um mero equipamento de segurança de utilização obrigatória.

Os capacetes da actualidade, por mais tecnicamente evoluídos que sejam, carecem na generalidade de refinamento estético. A grande maioria é volumosa, na maior parte dos casos com aspecto plástico, desinteressante, em alguns casos até feio!

Apenas recentemente (e timidamente ao longo da última década) começaram a surgir no mercado novas marcas que, através do estilo, da qualidade de construção e da atenção ao detalhe, conseguem tornar um vulgar capacete numa peça de design, desejável até mesmo para quem não tenha nenhuma ligação ao mundo das motos.

Uma dessas marca foi criada em 2011 pelo casal Lindsay Chong e Reginald Flint.

O nome Hedon deriva directamente de hedonismo, a doutrina filosófica que faz do prazer um bem supremo e objecto de vida, e representa o esforço de criar um produto que, pelas suas características, seja ao mesmo tempo desejável, confortável e refinado.

Lindsey foi supervisora de operações da mais antiga marca de capacetes do mundo, a Lazer, nas suas unidade produtivas da China e do Sudoeste Asiático. Reginald é um reconhecido designer gráfico, capaz de estilizar capacetes, aplicando métodos artesanais.

O sucesso foi imediato. A Hedon tornou-se rapidamente e por toda a Europa, uma marca de culto do mundo “vintage e custom”, um exemplo no mundo do design e a esperança da revitalização das tradicionais artes e ofícios.

O caminho começou por devolver aos estiradores o desenho dos capacetes de motociclismo, e criar algo que fosse tremendamente leve, bem acabado e hiper-estiloso, mas que em simultâneo pudesse cumprir os requisitos necessários a uma homologação europeia.

Por isso as calotas dos Hedon são fabricadas em camadas de materiais compósitos, de fibra de vidro e fibra de carbono, impregnadas de resinas que lhes garantem um acabamento sólido, mas homogéneo. E cada camada de fibra é cuidadosamente acondicionada à mão, dentro dos moldes, antes de ser “cozinhada” em autoclave, sob pressão. O resultado é uma estrutura rígida e resistente, mas simultaneamente muito leve.

Já na fase de pintura, os capacetes Hedon utilizam as mesmas técnicas empregues na pintura industrial mais avançada, que garante uma excelente resistência dinâmica e uma profundidade de cor irrepreensível.

O primeiro contacto com um capacete Hedon é marcante, pois a qualidade de construção revela-se nos mais pequenos pormenores e nos materiais empregues. A perfeição das costuras dos forros interiores e da pintura, deixam adivinhar um grende conforto de utilização ainda antes de serem colocados na cabeça.

Os capacetes Hedon já estão disponíveis em Portugal, na Officina Moto, onde pode encontrar uma grande variedade de cores e acabamentos.

Veja mais modelos disponíveis na Officina Moto:

andardemoto.pt @ 5-6-2017 18:56:27


Clique aqui para ver mais sobre: Officina Moto - Notícias




Mais