Il Vespista - recordar 15 anos, 300.000 km, 5 continentes e 2 voltas ao mundo, em Vespa PX

Um filme sobre a vida de Giorgio Bettinelli, um dos mais destemidos viajantes de sempre, considerado por todos os Vespistas, e não só, como uma verdadeira inspiração.

andardemoto.pt @ 21-4-2018 15:54:07

Giorgio Bettinelli tinha 37 anos quando começou a escrever a grande aventura da sua vida. Foi na década de 90, na Malásia, onde então vivia, quando um amigo lhe ofereceu uma Vespa antiga. Depois de ter descoberto aquele país asiático aos comandos da velha Vespa PX, o italiano, apaixonado já pela mítica marca de Pontedera, começou a planear viagens de maior dimensão.

Apesar de ter admitido sempre não perceber nada de mecânica, o italiano nunca se deixou intimidar pelo desconhecido. Dizia que, em caso de avaria grave, esperava, porque alguém havia de aparecer para o ajudar! Um carro, um camião ou mesmo um camelo… depois de uma hora, ou até de um dia, alguém havia de aparecer, e ajudá-lo. 

Com esse espírito, a sua primeira grande viagem foi ligar a cidade de Roma a Saigão, acompanhado do seu caderno e da sua guitarra, num percurso total de 24.000 kms, percorrido em cerca de seis meses, aventura que deu origem ao seu primeiro livro, “In Vespa” (1997).

Do seu historial, e entre outras, contam-se ainda as grandes viagens do Alasca à Patagónia: 9 meses e 36.000 kms, de Melbourne a Cape Town: 1 ano, e 52.000 kms, e do Chile à Tasmânia: 3 anos e 144.000 kms, num total que passou os 300.000km ao longo de 15 anos.

Curiosamente, só na sua última viagem à China é que Bettinelli recebeu o apoio da Piaggio, tendo sido precisamente nessa viagem que veio a falecer, vítima de uma doença súbita, a 16 de Setembro de 2008, quando contava com 53 anos de idade e estava a escrever mais um livro, especificamente sobre o Tibete.

Giorgio Bettinelli escreveu vários outros livros, onde relata as suas viagens feitas ao redor do mundo, sempre com a sua Vespa PX. Destacam-se: Rhapsody in black: In Vespa dall'Angola allo Yemen, Brum Brum, In Vespa, Turkey: a travel survival kit, Cina in Vespa, Spezie e kamasutra.

O projecto “Il Vespista”

Passados dez anos desde a morte de Giorgio Bettinelli, houve uma jovem equipa de cineastas que idealizou realizar um filme sobre a vida do italiano mais conhecidos de sempre, ligado ao universo das duas rodas. 

Francesco Crivaro é o realizador (clique aqui para saber mais sobre ele), um apaixonado por viagens e pelas Vespa.
A sua ideia é retratar em filme os mais importantes momentos da vida de Giorgio Bettinelli, de modo construir um registo completo do que o “Vespista” deixou para a posteridade.

Por essa mesma razão, a história deste filme terá início precisamente na Indonésia, onde Bettinelli teve o primeiro contacto com a sua Vespa PX. Pode ver o vídeo de apresentação do "il Vespista" se clicar aqui.

O projecto conta com autorização da família de Bettinelli que, inclusivamente, até disponibilizou vários contributos que revelam elementos curiosos que vão seguramente deliciar os espectadores.

o Croudfunding

O realizador Francesco Crivaro e a produtora Clare Fogerty no Vespa Clube de Lisboa

O realizador Francesco Crivaro e a produtora Clare Fogerty no Vespa Clube de Lisboa

Claro que uma produção deste género, com uma dimensão muito considerável, necessita de muitos recursos, sendo o investimento financeiro um dos mais importantes e fundamentais passos para que a rodagem do filme se inicie.

Por isso, a equipa de produção da InfraredFilm, composta por sete elementos de sete diferentes nacionalidades, já tem um plano elaborado de modo a conseguir angariar os cerca de 50.000 euros necessários para a realização da biografia de Giorgio Bettinelli.

Francesco Crivaro e a exposição de fotos de Giorgio Bettinelli "Il Vespista"

Francesco Crivaro e a exposição de fotos de Giorgio Bettinelli "Il Vespista"

A campanha de crowdfunding começou a 20 de Abril de 2018, na internet, e pode acompanhar o seu desenvolvimento e dar o seu contributo se clicar aqui para visitar o website da Indiegogo, onde a campanha se desenrola.

A complementar esta campanha vão seguir-se inúmeras exposições com fotografias captadas pelo próprio Bettinelli ao longos dos milhares e milhares de quilómetros que percorreu durante as suas viagens.

Depois de ter passado a 19 de Abril, no Vespa Clube de Lisboa, num evento denominado de “Bettinelli night – the world behind the handlebar of a Vespa”, onde o andardemoto.pt esteve presente e teve a oportunidade de conversar com o realizador Francesco Crivaro e com a produtora Clare Fogerty, o projecto “Il Vespista” tem nova exposição marcada em Portugal, na Officina Moto, em Lisboa, entre os dias 3 e 17 de Maio de 2018.  

andardemoto.pt @ 21-4-2018 15:54:07


Clique aqui para ver mais sobre: Officina Moto - Notícias




Mais