Mais antiga Vespa do mundo em leilão

A “Número 3” é a mais antiga Vespa conhecida. Faz parte da icónica série zero da marca Piaggio. Está em leilão online na Catawiki até dia 28 de Março.

andardemoto.pt @ 22-3-2017 17:54:33

A mais antiga Vespa do mundo pertence à série zero da marca, produzida em 1946, cujos registos revelam que faz parte de um lote com apenas 60 exemplares, produzidos de forma manual, com motores de 98cc de cilindrada, e dos quais apenas três unidades ficaram intactas. A primeira delas foi apresentada ao mundo em Abril desse mesmo ano, no Golf Club de Roma.

Esta preciosidade, que agora vai a leilão online promovido pela Catawiki até dia 28 de Março (clique aqui para ver as licitações), tem inscrito no quadro o número 1003 (a numeração teve início no número 1001), sendo por isso a mais antiga Vespa de que há conhecimento, e as estimativas apontam para que possa vir a a ser vendida por um valor entre os 250 e os 325 mil euros.

Veja um vídeo

A produção das Vespas 98 foi posteriormente industrializada, entre 1946 e 1948 com o fabrico de 16.500 exemplares, da então II série, e consta que as listas de espera chegavam a ultrapassar o prazo de oito meses (clique aqui para ficar a conhecer melhor a história da Vespa)

Ao longo das décadas seguintes a Vespa tornou-se, com a sua presença marcante, num verdadeiro símbolo do “made in Italy” em todo o mundo, e foi estrela de muitos filmes aclamados.

Foi o caso de “Férias em Roma”, realizado por Wiliam Wyler em 1953 (clique para ver) em que a icónica Vespa é conduzida por Gregory Peck, com a “princesa” Audrey Hepburn a desestabilizar o centro histórico de Roma. 

Anos mais tarde, em “La Dolce Vita” de Federico Fellini (1959), foi Marcello Mastroianni a desempenhar o papel de um jornalista especializado em histórias sensacionalistas, que passeou pela Via Veneto aos comandos de uma Vespa.

Desenvolvida pelo engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio, a pequena Piaggio marcou uma época da história da Europa, simbolizando o renascimento da tragédia causada pela II Grande Guerra Mundial.

andardemoto.pt @ 22-3-2017 17:54:33


Clique aqui para ver mais sobre: Vespa - Notícias




Mais