Harley Davidson revela 8 novas motos para 2018, e não só! - 1ª parte

Uma fusão das gamas Dyna e Softail, dotada com os novos motores Milwaukee Eight..

andardemoto.pt @ 25-8-2017 17:28:00


Foi durante esta madrugada de 23 de Agosto de 2017, no Centro de Convenções de Los Angeles, que a Harley-Davidson deu a conhecer ao mundo a sua nova gama de motos para 2018.

Mais do que uma estratégia, esta apresentação revelou-se uma verdadeira revolução, tal como já tinhamos referido há dias, após a fuga de informação sobre esta apresentação mundial!

Para comemorar o 115º aniversário da Harley-Davidson, a “the Motor Company”  apresentou oito modelos totalmente novos que combinam a “hard-riding performance” da gama Dyna (que assim desaparece do catálogo da marca em 2018) com o look custom sem paralelo da linha Softail, cujo desenho, sem amortecedores à vista, é um dos traços de carácter mais emblemáticos da marca americana..

As novas motos apresentam quadros mais rígidos e significativamente mais leves, construídos especificamente para aproveitar o desenho e o grande binário dos novos motores Milwaukee-Eight® 107 e 114.

Com uma suspensão dianteira equipada com forquilha dual-bending valve de alta performance e uma suspensão traseira do tipo “monoshock”, facilmente ajustável em pré-carga, os modelos Softail 2018 são mais rápidos, mais leves e apresentam uma maior manobrabilidade que qualquer das Cruiser Big Twin que as antecederam.

Paul James, director de Product Portfolio da Harley-Davidson Motor Company descreveu assim as novas motos::
"As novas Softails são o resultado do mais extenso programa de pesquisa e desenvolvimento na história da nossa empresa. Milhares de horas de pesquisa e testes foram consumidas no design destas novas cruisers. Concentramo-nos em levar a experiência do condutor para um nível mais alto, onde a autenticidade, a herança e a alma da nossa marca se juntam à mais avançada tecnologia para proporcionar uma condução que tem que se experimentar para acreditar ".

Brad Richards, vice presidente do departamento de Styling e Design, da Harley-Davidson Motor Company também declarou:

"A autenticidade do design Harley-Davidson vem da atenção ao detalhe desde o principio e até ao fim. Nós olhamos para cada porca e parafuso da moto, para todos os acabamentos e para todos os pequenos detalhes. O novo quadro Softail é como uma peça de arte. O seu design revela muito sobre o trabalho de equipa entre os nossos processos de design e engenharia ".

NOVO QUADRO & SUSPENSÕES DE ALTA PERFORMANCE

A manobrabilidade da gama Softail entra agora numa nova dimensão, com um quadro mais leve e rígido que eleva a forma e a função para um plano mais elevado, mantendo o look clássico de uma “hardtail” e oferecendo uma condução inquestionavelmente moderna.

Os benefícios do novo quadro incluem ângulos de inclinação em curva substancialmente aumentados para muitos modelos, uma resposta mais rápida, uma aceleração mais contundente e ainda menos peso do que os modelos anteriores.

Uma nova estrutura tubular de alta rigidez forma o núcleo do quadro Softail 2018 que é  combinado com um braço oscilante redesenhado, agora 65% mais rígido do que o anterior design Softail o que leva a um aumento de 34% na rigidez geral do quadro.

O seu design apresenta também uma complexidade mais reduzida com uma redução de 50% nos componentes e redução de 22% nas soldaduras.

O quadro largo é 5.89kg (15%) mais leve, enquanto o quadro estreito corta 8.16kg (20%). O braço oscilante transfere o movimento da roda traseira para a suspensão “monoshock” mantendo as linhas puras e clássicas de um quadro “hardtail”.

A nova suspensão dianteira “high-performance dual-bending valve”, introduzida pela primeira vez no modelos Touring em 2017, oferece um desempenho de amortecimento semelhante a uma forquilha de cartucho, mas com características de amortecimento melhoradas.

A nova suspensão traseira “monoshock” preserva o clássico look hardtail enquanto a geometria redesenhada melhora a qualidade, a tração e o controle da condução. Facilmente ajustável em pré-carga, permite uma capacidade de carga útil de 217 kg que reverte num aumento do conforto dos passageiros e numa ótima manobrabilidade.

Os modelos Softail totalmente novos são até 17kg mais leves do que os anteriores, proporcionando uma relação potência-peso melhorada que reverte numa aceleração mais rápida, uma melhor travagem, que também é de efeito combinado, e ângulos de inclinação em curva aumentados para muitos modelos. 

Alguns modelos apresentam pneus novos especificamente projetados para trabalhar com o novo quadro Softail e apresentam compostos desenvolvidos para garantirem um desempenho seguro e de longa duração em todas as condições de condução. 

Os novos designs e materiais dos assentos proporcionam um ajuste melhorado para um maior número de condutores e um maior conforto na condução.

NOVO MOTOR COM DUAS OPÇÕES DE CILINDRADA

Todos os modelos Softail 2018 obtêm um novo batimento cardíaco através dos motores mais potentes, já oferecidos nas Harley-Davidson da gama Touring: os novos Milwaukee-Eight 107 e 114 V-Twins que mantêm o icónico ângulo de V-Twin de 45graus.

Os novos pontos de montagem rígidos da estrutura Softail são projetados para receber firmemente o motor e reforçar a rigidez do quadro. Os motores Milwaukee-Eight para os modelos Softail também apresentam um refinado sistema de veios de equilíbrio que reduz a vibração do motor enquanto mantém a familiar sensação Harley-Davidson.

O característico som ‘potato-potato-potato’ da Harley-Davidson mantém-se com força, mas com menor consumo e ruído mecânico.



Para a gama Softail, as duas cilindradas disponíveis são:



Milwaukee-Eight 107


(1745cc) - Standard em todos dos modelos

  • 100mm diâmetro e 111.1mm curso, com taxa de compressão de 10.0:1
  • 0-100 km/h – aceleração 10% mais rápida que o High Output Twin Cam 103
  • 100-120 km/h/5a velocidade – aceleração 16% mais rápida que o High Output Twin Cam 103

Milwaukee-Eight 114 

(1868cc) - Opcional disponível para quatro modelos: Fat Bob 114, Fat Boy 114, Breakout 114, Heritage Classic 114
  • 102mm diâmetro e 114.3 mm curso, com taxa de compressão de 10.5:1
  • Filtro de ar com gráficos e emblema 114
  • ABS Standard
  • 0-100 km/h – aceleração 9% mais rápida que o Milwaukee-Eight 107
  • 100-120 km/h/5a velocidade – aceleração 13% mais rápida que o Milwaukee-Eight 107

IMAGENS E CARACTERÍSTICAS CHAVE DAS OITO NOVAS SOFTAIL

  • Nova instrumentação
  • Sistema de ignição sem chave e sistema de segurança standard
  • Porta USB
  • Novos tanques de combustível

FAT BOY

A lendária  Fat Boy que há décadas definiu o estilo custom contemporâneo superou-se. Os acabamentos acetinados e cromados oferecem um “look” audaz e musculado, realçando o seu poderoso motor e a nova e melhorada experiência de condução.

clássico farol “carlinga”
16kg menos em relação ao modelo anterior
ABS Standard
Pneu frontal de 160mm, o mais largo de sempre num modelo de produção Harley-
Davidson, que envolve a sólida jante frontal Lakester
Pneu traseiro de 240mm com uma jante traseira sólida Lakester
Opcional: Motor Milwaukee-Eight 114

HERITAGE CLASSIC

O design evoca o "blacked-out styling" dos modelos Harley-Davidson vintage da década de 1950, atualizado com toques de modernidade

Novo pára-brisas destacável
Novos alforges rígidos e resistentes à água
Suspensão mais alta com maior capacidade de carga útil para passageiro e carga
17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior
Opcional: Motor Milwaukee-Eight 114
Cruise control e ABS Standard

LOW RIDER

Inspirada pelo individualismo da era "custom chopper" dos anos 70, a nova Low Rider é mais leve e
rápida com uma manobrabilidade inimaginável nessa altura.

Manómetros, farol e gráficos no tanque Throwback-style
Jantes Radiate de 19 polegada à frente e 16 atrás
Escape "Shotgun"


SOFTAIL SLIM

Despojada de elementos supérfluos, a Softail Slim presta homenagem às custom bobbers do pós-guerra com uma extremidade traseira estreita e baixa, guarda-lamas dianteiro aparado e assento individual.

Jantes raiadas com acabamentos dark e guiador Hollywood
Assento “tuck and roll”
Nova e elegante "nacelle" frontal
17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior

SOFTAIL DELUXE

Um modelo clássico que se destaca em qualquer rua, a Deluxe brilha com os seus cromados enquanto oferece uma condução de uma máquina moderna.

Farol dianteiro em LED, com luzes diurnas, farolim traseiro tipo “Tombstone” e
indicadores de mudança de direção
Característico guiador “pull-back”
17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior

BREAKOUT

Com mais agilidade do que alguma vez se imaginou numa moto com tanta atitude e estilo dragster, a Breakout está melhor do que nunca!


Novo depósito de combustível de 13.2 litros
Forquilha com 49mm de diâmetro
Jantes em alumínio fundido estilo “Gasser” negro mate black de 18 polegadas atrás (pneu 240mm) e 21 polegadas à frente (pneu 130mm)
17 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior
Opcional: Motor Milwaukee-Eight 114 Engine

FAT BOB

Ágil nas curvas e um ASPECTO “blacked-out” tornam esta Fat Bob reinventada numa moto que só poderia ser uma Harley-Davidson.

Escape 2-1-2 “upswept” com acabamento custom
Pneus:150 mm à frente e 180 mm atrás
Travões dianteiros de duplo disco
Depósito de combustível de 13.2 litros
15 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior
Forquilhas dianteiras de estilo cartucho invertidas de 43 mm de diâmetro
Opcional: Motor Milwaukee-Eight 114

STREET BOB

A Street Bob tem uma atitude de punhos ao vento, simplificada ao máximo, com nada extra a pesar.

Depósito de combustível de 13.2 litros
Jantes “Black Spoke”
7 kg de redução de peso em relação ao modelo anterior

Veja-as em vídeo:

andardemoto.pt @ 25-8-2017 17:28:00