MotoGP – Fique a conhecer os travões Brembo para 2021
Os especialistas italiano em travagem voltam a apresentar novidades para as categorias MotoGP, Moto2 e Moto3. Fique a conhecer os travões Brembo para 2021 e o que os torna tão especiais.
andardemoto.pt @ 1-4-2021 13:09:22
Sem
dúvida que as velocidades alucinantes que já foram atingidas neste início de
temporada de MotoGP são um dos grandes destaques da categoria rainha. Afinal,
os protótipos de MotoGP são as motos tecnologicamente mais avançadas do planeta,
feitas para a velocidade.
Mas tão importante como a velocidade máxima é a travagem. E numa moto que
atinge mais de 360 km/h, as fortes travagens, repetidas ao longo da distância
de um Grande Prémio, obrigam os fabricantes a utilizarem os melhores sistemas
de travagem. E, é aqui que entra em cena a Brembo.
Os especialistas italianos em sistemas de travagem contam com enorme
experiência no Mundial de Velocidade. Ao longo dos últimos 43 campeonatos da
categoria rainha (500 e MotoGP) a Brembo acumulou imensos dados que depois
foram usados para desenvolver travões que ajudaram a conquistar 32 títulos de
pilotos, 33 títulos de Construtores e garantir vitórias em mais de 500 Grandes
Prémios.
Para 2021, a Brembo criou sistemas de travagem personalizados para cada um dos
22 pilotos que competem em MotoGP. Todas as 11 equipas da categoria rainha
estão a usar motos equipadas com sistemas completos da Brembo: pinças, bombas,
discos de carbono e pastilhas.
Brembo GP4 – a pinça de travão dos campeões
A pinça de travão dianteira é a Brembo GP4. Esta pinça foi introduzida no
início da temporada 2020, fabricada a partir de um bloco sólido de alumínio que
é depois maquinado, conferindo à pinça uma enorme rigidez e resistência. A
fixação é radial e conta com quatro pistões.
Apesar de ser a referência em termos de performance, a Brembo GP4 não é do
agrado de todos os pilotos. Alguns, uma minoria, continua a preferir utilizar o
modelo de 2019, principalmente por causa do “feeling” e também, claro, por se
adaptar melhor a algumas motos de MotoGP.
O desenho da pinça de travão Brembo GP4 caracteriza-se pela estética extrema,
onde se destacam claramente as aletas de refrigeração que permitem que a
temperatura de funcionamento dos travões não exceda os limites.
As pinças Brembo GP4 contam com um sistema que permite que cada piloto
amplifique, de forma personalizada, a força aplicada pelos pistões nos discos
de travão. Ou seja, para além da força gerada pelo fluído hidráulico quando a
manete é pressionada, o sistema cria uma força adicional.
Para além disso, o sistema Brembo GP4 conta com uma pequena mola que faz parte
do que a Brembo denomina de “anti-drag”, ou anti-arrasto. Esta mola elimina o
binário residual mesmo quando não existe pressão na manete de travão. Numa
pinça normal os pistões ficam sempre em contacto com o disco de travão. Mas no
caso da Brembo GP4 os pistões afastam-se do disco, e sem a fricção causada por
esse contacto, as MotoGP atingem mais velocidade.
Discos de travão de carbono – 10 opções diferentes à escolha
A maioria dos pilotos deverá competir em 2021 com discos de travão fabricados
num composto de carbono, mais resistente às altas temperaturas geradas pelas fortes
travagens de uma MotoGP. Os discos usados pela maioria dos pilotos têm um diâmetro
de 340 mm e estão divididos em Massa Elevada ou Massa Standard, que na
realidade a Brembo afirma ser de massa baixa. Há no entanto pilotos que optam
por usar discos de 320 mm.
Para além disso, por cada formato de disco e pastilha de travão, a Brembo
possibilita que o piloto escolha entre dois compostos diferentes que se
diferenciam entre si na força inicial de travagem (a chamada “mordida”) e a
resistência às temperaturas.
No total, são dez opções de discos diferentes: cinco geometrias de discos e
cada uma com dois materias de especificação diferente (Massa Elevada ou Massa
Standard).
Mas para 2021 a Brembo introduz uma novidade: disco de carbono ventilado!
A grande vantagem deste disco é precisamente a ventilação, ou seja, permite que
exista uma troca de energia (calor) muito mais rápida, melhorando
substancialmente o arrefecimento do disco. Este disco de travão ventilado em
carbono deverá apenas ser usado nos circuitos mais exigentes do ponto de vista
da travagem: Spielberg (Áustria), Motegi (Japão), Sepang (Malásia) e Buriram
(Tailândia).
E se você está a pensar sobre o porquê da Brembo e dos pilotos de MotoGP usarem
discos de carbono em vez dos discos de aço que temos nas nossas motos de
estrada, a marca italiana tem uma explicação simples: são mais leves, reduzindo
o peso não suspenso, garantem um coeficiente de fricção igual desde o início da
corrida até à última volta, e eliminam o binário residual que, como já vimos no
caso das pinças Brembo GP4, reduz a velocidade atingida pelas motos.
Travão de polegar – O foco no “feeling”
Se os afinadores remotos de travão são já um equipamento usado há vários anos
pelos pilotos dos maiores campeonatos de motociclismo, permitindo que, mesmo
durante uma volta rápida o piloto ajuste a posição da manete sem ter de parar,
a verdade é que hoje em dia os pilotos descobriram uma nova forma de usar o
travão traseiro.
Hoje em dia a grande maioria dos pilotos utiliza o chamado “travão de polegar”,
uma pequena manete posicionada no punho esquerdo e que aciona o travão
traseiro, oferecendo um “feeling” mais personalizado para cada piloto.
Este sistema foi inicialmente criado pela Brembo para ser usado por Mick
Doohan, nos anos 90, após as lesões que obrigaram o campeão australiano a
alterar a forma como pilotava as motos.
Em 2021 a Brembo fornece dois tipos de travão de polegar: o sistema preferido
pela maioria inclui um circuito único ligado à manete de polegar e ao pedal de
travão. Neste caso a pinça traseira utiliza dois pistões. No entanto existe um
sistema alternativo que utiliza dois circuitos separados (polegar e pedal). Neste
caso a pinça de travão traseira tem quatro pistões, sendo que o travão de
polegar atua sobre dois pistões, enquanto o pedal de travão atual sobre os
outros dois pistões.
De notar que no caso da primeira opção (sistema unificado), quando o piloto
utiliza a manete o pedal deixa de funcionar, ou vice-versa. No caso do segundo
sistema, o piloto pode utilizar a manete ou o pedal de forma individual, ou se
preferir pode usar os dois em simultâneo para uma travagem ainda mais forte.
Desde 2019 que os pilotos que optam pelo travão de polegar podem escolher se
querem usar a manete na sua posição “normal”, ou seja acionada pelo polegar, ou
se preferem usar o dedo indicador. Neste caso a Brembo roda 180 graus a manete.
Jantes Marchesini – Leveza incomparável para maior agilidade
O fabricante de jantes Marchesini faz parte do grupo Brembo. A Marchesini
fornece as jantes em magnésio forjado a 7 das 11 equipas de MotoGP. A jante dianteira
pode ser de 5 ou de 7 braços em forma de Y, enquanto a jante traseira apenas
existe em formato de 7 braços.
O menor peso destas jantes Marchesini garante que as MotoGP usufruem de maior rapidez
nas trocas de direção, beneficia a aceleração, e melhora o comportamento da
moto nas fases mais críticas: entrada em curva ainda com travão acionado,
velocidade em curva em ângulos de inclinação até 60 graus, e saída da curva no
momento em que o piloto volta a acelerar ainda com a moto inclinada.
Moto2 e Moto3
Para além da categoria rainha MotoGP, a Brembo também marca presença nas
categorias Moto2 e Moto3. No caso da categoria intermédia, a Brembo revela que
em 2021 não existem novidades ao nível da travagem, com os pilotos a usarem os
mesmos sistemas e opções que tinham disponíveis em 2020.
No entanto, as Moto3 vão beneficiar de algumas novidades em 2021.
Comparando com os travões usados em 2020, os novos travões de Moto3 para esta temporada
são 200 gramas mais leves. A nova pinça de travão monobloco é maquinada a
partir de um bloco de alumínio sólido, tem fixação radial e dois pistões de 32
mm. A aparência externa desta pinça de Moto3 inclui agora as aletas de refrigeração,
replicando assim a pinça de travão GP4 usada em MotoGP.
O sistema de travagem Brembo para as Moto3 fica completo com a utilização de um
novo disco de travão, de formato recortado, mais leve. E ainda da introdução da
tecnologia RCS, que atualmente já encontramos disponível para motos de estrada,
e que permitirá aos pilotos das Moto3 ajustar tanto a “mordida” inicial da
travagem como a distância da manete ao punho, obtendo assim uma travagem mais
progressiva ou mais agressiva.
andardemoto.pt @ 1-4-2021 13:09:22
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