Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Fotografias com estrelas de cinema a posar em cima de motos abundam nos meios, mas quantos famosos utilizam mesmo a moto na vida real?

andardemoto.pt @ 4-1-2018 03:52:26 - Paulo Araújo

Ewan McGregor

Ewan McGregor

Por detrás dos bastidores de Hollywood, e para lá dos golpes de relações públicas bem montados, há toda uma lista de atores de topo que apreciam a moto pelos prazeres que proporcionam e ainda por um factor muito importante, que por vezes não é levado em conta:o anonimato.

Quando nos cruzamos com um Ferrari ou Lamborghini quase esperamos ver alguém famoso ao volante, mas se for uma moto isso nem nos ocorre e de resto, o capacete protege a identidade do condutor. Desde grandes nomes do passado como Elvis Presley, Bob Dylan ou Clark Gable, a combinação de adrenalina e anonimato exerce uma atracção mágica por muitos famosos e colunáveis.


O herdeiro do trono Britânico Príncipe William é bem conhecido por andar por Londres na sua Triumph e mais recentemente em Ducati, e o seu irmão Harry, (que depois de pilotar helicópteros no seu serviço militar no Afeganistão deve achar a sua Triumph Daytona 675 relativamente segura) foi mesmo visto há tempos a relaxar numa Harley-Davidson em Las Vegas. De resto, a paixão das várias casas reais pela moto também inclui o anterior rei George V, o Visconde Linley, primo da rainha, e Juan Carlos de Espanha...

Futebolistas como David Beckham também aparecem ocasionalmente em duas rodas, embora se suspeite que para muitos, cláusulas de exclusão nos seus contratos os impedem de arriscar lesões num meio de transporte considerado perigoso.




Por Hollywood, a lista é ainda mais numerosa, e mesmo distinguindo os que aparecem montados só para publicidade, que vão de Tina Turner a Elizabeth Taylor ou Cher, e deixando de lado aqueles que têm motos colocadas à porta só para serem fotografados nelas, como Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger, os que sempre foram vistos em duas rodas e claramente abraçaram os valores práticos da moto no dia a dia incluem nomes como Brad Pitt, o “Dr. House” Hugh Laurie, Clint Eastwood, Bruce Willis e Tom Cruise... Estes últimos não perdem mesmo uma oportunidade de aparecer nos seus filmes de acção montados em duas rodas, como já aconteceu também a Warren Beattie ou Richard Gere...

Se nos é permitido uma inconfidência, que por se ter passado há uns anos já não fará mal revelar, um amigo italiano e exímio preparador especializado em Ducati recebeu um lacónico contacto da fábrica com os seguintes dizeres: “Pega nas tuas ferramentas, no Aeroporto está um bilhete à tua espera para os EUA, vais lá reparar um problema electrónico na moto de um “VIP”. Quando o meu amigo chegou à morada em questão, tratava-se de uma 1098 de... George Clooney!  Também o "mauzão mexicano" de muitos filmes, Danny Trejo, é um bem conhecido amante de "choppers".






Ainda para lá do mero uso da moto como transporte, alguns foram mesmo atraídos pela competição, como Keanu Reeves, regular visita ao MotoGP, e que até recentemente se envolveu na criação de uma marca de motos, a Arch, ou Steve McQueen, cujas fotos a competir em TT são vulgares, já que, para além da sua participação nos ISDE, uma escapadela favorita do falecido actor americano era prender um saco cama à sua Husqvarna e desaparecer no deserto de Mojave por uns dias com outros motards.

Portugal não é excepção a esta paixão, com a lista de actores que se desloca diariamente pela capital em duas rodas a incluir nomes como o bem conhecido Vítor Norte, que aparece regularmente em eventos “motards”, João Lagarto, Rui Unas José Fidalgo ou Alexandre Silva, para não falar da grande relação de amor do inimitável Herman José com as duas rodas, quando era mais jovem e, como ele próprio nos confessou uma vez, “antes de ter apanhado um grande susto”.




Ainda relativamente perto de casa, e nos nossos tempos na cena de clube britânica, era vulgar ver nas listas de inscritos Simon Le Bon, o grande vocalista dos Duran Duran. Não, quero dizer mesmo grande, ele tem cerca de 1,90m! Finalmente seria muito injusto não falar de Ewan McGregor, que muito tem feito para colocar a sua fama ao serviço da divulgação da moto...

andardemoto.pt @ 4-1-2018 03:52:26 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões