Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Uma crónica acerca de... nada!

O leitor já terá reparado que todas as semanas publicamos uma crónica, no meu caso, normalmente, acerca do mundo que me é mais querido e próximo dentro do universo das motos, o das corridas de velocidade...

andardemoto.pt @ 6-6-2018 23:38:43 - Paulo Araújo

Às vezes, porém, não me apetecia escrever nada, ou escrever acerca de nada... e é daí mesmo que vem a crónica desta semana... uma crónica sobre nada. Já verão adiante como o nada é importante!

Nada é o que tem de estar no depósito antes de o podermos encher de gasolina para mais uma saída nas nossas queridas motos... mas se não tivermos nada com que pagar a gasolina, isso também não ajuda...nada! Nada é o que esperamos encontrar à nossa frente, ou seja, estrada livre, para progredir a bom ritmo e sem colidir com...nada. Por falar nisso, nada como um bom dia de sol, verão ou inverno, para nos fazer sentir... como nada além da moto nos consegue fazer sentir! 

Se a vida é feita de pequenos nadas, as motos são, por vezes, um tudo...(ou nada) ...indispensáveis para a nossa sanidade mental. Ou, se quiserem, para que nada se passe com as nossas cabeças. Nada pode ser negativo quando perdemos alguma coisa e não encontramos nada, quando o sistema eléctrico falha e nada funciona, ou não vemos nada por estar escuro demais... nesses casos, nada como ter uma daquelas lanternas de LEDs algures na bagagem... Nesse caso, nada é bom de encontrar!

Nada pode ser positivo... nada ainda é bom, quando esperamos uma má notícia... no news is good news, a lembrar o famoso livro sobre a Grande Guerra de Erich Maria Remarque, all quiet on the western front... que, claro, traduzido em português é... a oeste nada de novo! 

Nada que fazer é o que nos permite pegar na moto e, sem destino particular, ir dar uma volta... rumo a nada? E que melhor desculpa para quando nos perguntam o que estávamos a fazer e não queremos, ou podemos, dizer? Pois, claro, nada! nadas menos agradáveis, como estar desempregado e não ter nada que fazer, ou estar à espera de uma encomenda e não chegar nada... nada é o que nos deixava o governo, por vontade deles, depois de pagarmos Imposto disto e daquilo, segurança social, IRS, IRC, IVA, IUC, IMI, ISV, Imposto de Selo, ou o outro imposto menor, o de parecê-lo, porque como todos sabemos, mais vale sê-lo que parecê-lo! Nada é o que nunca esperamos encontrar quando deixamos a moto estacionada, mas por vezes acontece... o melhor mesmo, é que esteja lá no sítio e nada nem ninguém lhe tenha tocado!

Nada, no sentido de vazio, ou vácuo, é o que permite ao movimento descendente do pistão encher a câmara de mistura, para de seguida a comprimir para (quase) nada, antes da explosão... claro que, depois da explosão, o pistão sobe de novo para realizar o tempo de escape, deixando de novo... nada dentro do cilindro! Quando este movimento se repetir vezes suficientes, daí a muito quilómetro (mas numa Superdesportiva, daquelas que dão 300, pode ser já daqui a nada!) voltamos a não ter nada no depósito e é tempo de o encher de novo. 

Nada é o que esperamos ouvir quando fazemos análises para saber se temos alguma coisa grave, ou quando deixamos  a moto no mecânico para ver o que era aquele barulho misterioso e ele nos diz que... não era nada!

Claro que não vos estou a dizer nada de novo... desculpem lá qualquer coisinha, ou nada ... e espero que nada semelhante me ocorra nos próximos tempos!


andardemoto.pt @ 6-6-2018 23:38:43 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões