Entrevista ao Moto Clube de Castelo Branco sobre o Dia Nacional do Motociclista

Está-se a aproximar mais uma edição do Dia Nacional do Motociclista, que este ano se comemora no dia 7 de Abril, em Castelo Branco. O Andar de Moto fez algumas questões aos organizadores do evento, o Moto Clube de Castelo Branco “TUKU TUKU”, sobre as novidades que se podem esperar da edição de 2013 deste dia dedicado aos motociclistas. 

andardemoto.pt @ 15-3-2013 12:27:26

1. Como surgiu a oportunidade do Moto Clube de Castelo Branco organizar o Dia Nacional do Motociclista 2013?


Devido ao Moto Clube de Castelo Branco “TUKU TUKU” ser um dos mais antigos de Portugal e ter proximidade com a federação. Pelo facto de estarmos no centro do país e, claro, pelo facto de ser o distrito do nosso querido Padre Motard Zé Fernando. Calculo que tenham sido estes os principais motivos pelos quais se decidiu por Castelo Branco

2. Quais são as actividades previstas para este dia?  

Temos como principais actividades, no dia 6, uma espectacular exibição do Carrocel Moto da GNR, no Campo da Feira, o passeio de Tochas pela cidade, em memória dos que já partiram, uma exibição de Trial com Filipe Paiva no Fórum de Castelo Branco entre muita música e muitas surpresas. No dia 7 será, como de costume, a procissão dos santos e bandeiras dos moto clubes, com a Charanga a cavalo da GNR e a cerimónia com a bênção de motos.

3. Há alguma novidade em comparação com as edições anteriores?

A principal novidade vai ser o facto de estarmos a fazer uma recolha de alimentos nos dias 6 e 7, bens esses que serão recolhidos pela Associação Voluntariado Solidário, e que serão entregues a cerca de 100 famílias assinaladas no distrito por essa associação.
Quanto ao Carrocel, não é a primeira vez. Vai ser um esforço extremo para o clube, mas acho que vai valer a pena.

4. Com os eventos paralelos a decorrer no mesmo fim-de-semana, nomeadamente o Lisboa Moto Show, esperam conseguir atrair muitos motociclistas a Castelo Branco?

O Dia Nacional do Motociclista é uma cerimónia muito acarinhada pelos motociclistas e também sabemos que muitos vizinhos espanhóis virão a Castelo Branco. Por isso, como estamos numa zona centro do país e perto de Espanha, esperamos que sim.
É claro que o Lisboa Moto Show poderá desviar alguns motociclistas, mas quem organiza estes eventos deveria saber que o dia Nacional do Motociclista é no segundo fim-de-semana após a Páscoa, e poderiam ter isso em atenção.

5. Esta edição do Dia Nacional do Motociclista tem também uma vertente solidária. Em que consiste?

Como muitos já se aperceberam, os motociclistas são por norma solidários e amigos do próximo tendo sido colocado essa proposta à Federação tendo sido muito bem recebida.
A recolha destina-se a recolher alimentos para serem distribuídos por famílias no distrito, de modo ajudar aqueles que neste momento mais precisam.

6. Estão previstas outras actividades organizadas pelo Moto Clube de Castelo Branco para o ano de 2013? Quais?

Para este ano o Moto Clube tem como principais actividades o seu 27º aniversário, que comemoramos a 10 de Junho, a nossa XXI concentração, que será a 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro, e o VI Motomagusto no dia 2 de Novembro. Temos sempre durante o ano campanhas de solidariedade e vários passeios para sócios e amigos.

7. Por último, uma curiosidade sobre o moto clube: como surgiu o nome “Tuku-tuku”?

O nome de “TUKU TUKU” tem origens em Angola, pois quem fundou o moto clube tinha vindo de Angola e lá, quando passava alguma moto, os miúdos iam atrás a dizer ”tukutukutuku”, e dai o nome.

O Andar de Moto agradece a entrevista ao Moto Cube de Castelo Branco, cujo website é o http://www.mccastelobranco.pt/

andardemoto.pt @ 15-3-2013 12:27:26


Clique aqui para ver mais sobre: Reportagens