Posso conduzir um motociclo até 125cc com carta de carro?

Sim. Desde 13 de Agosto de 2009 que é permitido conduzir motos até 125 cc e potência não superior a 11 kW (15 cv) com Licença de categoria B (automóveis ligeiros), desde que reúna uma das seguintes condições: - Tenha idade igual ou superior a 25 anos; - Seja titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Tenho de fazer o averbamento da categoria A1 na minha licença de condução para poder conduzir um motociclo?

Não. Se for titular de carta de condução válida para a categoria B e mais de 25 anos, o averbamento é automático. Não necessita de realizar nenhum tipo de registo para poder conduzir um motociclo até 125cc.

O que tenho de fazer para ter o averbamento da categoria A1 na minha carta de condução?

O averbamento da categoria A1 é automático, se tiver idade igual ou superior a 25 anos ou for titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores. Não necessita de fazer averbar à sua licença a categoria A1, mas, sempre que efectuar alguma alteração (por ex. mudança de morada, pedido de 2ª via, etc) o averbamento será efectuado automaticamente.

O código da estrada é igual para motociclos e automóveis?

Sim. O código da estrada é igual para qualquer veículo que circule nas vias públicas. Existem, no entanto, algumas regras que só se aplicam a veículos específicos, sejam eles quais forem. Assim, também para os motociclos, existem regras específicas (que poderá consultar aqui).

Quais os motociclos que posso conduzir com a categoria A1?

Poderá conduzir qualquer motociclo até 125cc e cuja potência não exceda os 11 kW.

O uso de capacete é obrigatório?

Sim. Em Portugal, o uso de capacete é obrigatório em todas as vias.

O uso de blusão apropriado para a condução de motociclos é obrigatório?

Não. Contudo é aconselhável, por motivos de protecção e segurança.

O uso de luvas é obrigatório?

Não. Contudo é aconselhável, por motivos de protecção e segurança.

Quais são os limites de velocidade para um motociclo?

Acima dos 50cc os limites são iguais aos dos automóveis. Para motociclos até 50cc, o limite máximo dentro de localidade é de 40 km/h e fora das localidades é de 60 Km/h. Os motociclos até 50cc não podem circular em vias reservadas ou Auto-estradas.

Os motociclos podem estacionar em qualquer lugar?

Não. Quando não houver sinalização em contrário, os motociclos podem estacionar nos mesmos espaços reservados ao estacionamento dos automóveis. Assistimos diversas vezes a estacionamentos em cima de passeios, mas este procedimento não é legal. Os motociclos devem estacionar no mesmo espaço que os automóveis ou, caso exista, num estacionamento reservado a motociclos.

Posso ter Via Verde no meu motociclo?

Sim. O dispositivo de Via Verde pode ser utilizado também em motociclos. Este deve ser trasportado junto do veículo ou no condutor. Existem bolsas para o transporte do aparelho, pese embora o seu uso não seja obrigatório. Os motociclos que circulem com Via Verde têm um desconto de 30%.

Gostaria de conduzir um motociclo, mas não tenho qualquer experiência de condução de motos. Posso realizar um curso de condução para aprender?

Pode. Existem vários cursos de condução onde pode aprender vários aspectos e técnicas de condução de motociclos. A oferta pode variar desde cursos para automobilistas que nunca tenham tirado a carta de moto e pretendem conduzir moto ou até cursos de condução segura em motociclos.

Gostava de conduzir um motociclo, mas tenho receio de não me adaptar. Posso experimentar antes de adquirir um veículo?

Pode. Tal como nos automóveis, existem vários concessionários com veículos disponíveis para test drive. Em alternativa poderá também fazer um curso de condução.

O uso de colete reflector para a condução de motociclos é obrigatório?

Não. Apenas os veículos dotados de quatro ou mais rodas são obrigados a estar equipados com um colete reflector de modelo oficialmente aprovado. Nos termos do art. 88.º do Código da Estrada, aprovado pelo decreto-lei 114/94, de 3 de Maio, alterado pelo decreto –lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, “todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo oficialmente aprovado.”


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