Campeão de Supersport, Kenan Sofuoglu, atinge a barreira dos 400km/h numa Kawasaki H2R

Tetra campeão do Mundo e actualmente líder da classe de Supersport, o turco Kenan Sofluoglu atingiu ontem a barreira dos 400km/h aos comandos de uma Kawasaki Ninja H2R. Aconteceu na Turquia, na quarta maior ponte suspensa do mundo.

AdM @ 30-6-2016 19:27:22

O local escolhido para a realização desta proeza foi a quarta maior ponte suspensa do mundo, recém construída no país de origem do piloto Kenan Sofuoglu, tetra campeão de Supersport e líder do campeonato em vigor: a Ponte Ozman Gazi (ou Izmit Bay Bridge) que se estende pela baía Izmit, em Istambul, na Turquia.
Com a inauguração marcada para o dia desta tentativa, ontem, 30 Junho, este recorde adicionou ainda mais notoriedade a esta super estrutura da engenharia.

Para que Sofuoglu conseguisse bater a barreira dos 400 km/h, foram tidos alguns cuidados extra, começando pelos pneus até ao equipamento de protecção do piloto. Por isso:

  • A Pirelli criou um composto especial para os pneus usados durante a tentativa.

  • A ELF forneceu um combustível especial de modo a auxiliar a motor da H2R a debitar ainda mais potência.

  • A empresa holandesa de equipamentos Rev'it, que é também um dos patrocinadores do piloto, trabalhou directamente com Sofluoglu para desenvolver um fato especialmente pensado para reduzir a resistência sem descuidar a protecção.

No entanto, a maior preocupação nesta façanha prendia-se com a resistência dos pneus. Sofluoglu teria de atingir a velocidade de 400 km/h em menos de 30 segundos, e caso não conseguisse, teria de "tirar punho" e desistir da tentativa pois os pneus apresentavam um risco muito elevado de não resistir e poderem rebentar.
Reunidos todos estes esforços, Kenan Sofluoglu, aos comandos da Kawasaki Ninja H2R, na Turquia, a 30 Junho de 2016, bate assim a barreira mítica dos 400km/h em duas rodas.

Veja abaixo o vídeo da façanha!

AdM @ 30-6-2016 19:27:22


Últimas notícias