Energica EsseEsse9 concept - a Cafe Racer do futuro

A marca de Modena apresentou na EICMA, em Milão, um conceito eléctrico de inspiração nostálgica.

andardemoto.pt @ 25-11-2016 18:24:00

Durante os últimos anos a equipa técnica da Energica tem desenvolvido motos eléctricas de elevada performance. Foi o caso da super desportiva Energica EGO que já tivemos oportunidade de testar (clique aqui para ver), da roadster Energica Evo, que brevemente chegará ao nosso mercado.

Há dias, na EICMA, o Salão de Milão, a Energica apresentou um conceito com muitas probabilidades de entrar em produção, e que dá pelo nome de SS9, ou por extenso, EsseEsse9, o nome de uma das principais estradas que cruza o “Motor Valley” Italiano, na região de Modena. A Strada Statale 9 remonta aos tempos do império romano, sendo também conhecida por Via Emilia, e terá sido uma das fontes de inspiração deste modelo.

O novo conceito representa não só um exercício de estilo, mas também uma evolução da tecnologia. Por isso o design cafe racer foi escolhido, por precisamente ser compatível com a filosofia de design e função conjugados, e deixar a descoberto os componentes que a empresa orgulhosamente desenvolve e que a colocam na vanguarda da tendência industrial para o futuro dos transportes.


Pela primeira vez, na EICMA, a Energica revelou aquele que é o coração e o mais importante componente das suas motos: o compartimento das baterias, que é uma peça patenteada.

A base do seu desenvolvimento consiste em evitar o aquecimento natural provocado pela descarga das baterias recarregáveis, e que é a causa principal da redução da sua longevidade. Com a configuração repartida do compartimento, dotado de placas dissipadoras em alumínio e separado por um canal central de arrefecimento, a Energica consegue garantir uma refrigeração eficaz.

Este é um exemplo do índice tecnológico conseguido pelo CRP Group, detentor da Energica Motor Company, resultado da sua experiência de muitos anos no fabrico de soluções técnicas específicas para a competição automóvel, nomeadamente na Formula1, em GT e na Resistência.

“A nossa região tem tradição em moldar o futuro dos transportes (n.d.r. - Modena tem ligados a si muitos dos principais nomes da indústria automóvel italiana como Ferrari, Pagani, De Tomaso e Maserati). Com a EsseEsse9 a nossa intenção foi criar uma moto apaixonante, mas ao mesmo tempo funcional, por isso até a escolha dos materiais foi audaciosamente estudada, com partes maquinadas em alumínio ou com chapa revirada e rebitada completamente à mostra.” - disse Paolo Iemmi, Designer da Energica.


Ainda não se sabe nem quando, nem se, este modelo específico vai efectivamente chegar ao mercado, mas o que é certo é que o optimismo da marca, fundada em 2009, consubstanciado por elevados níveis de investimento com a abertura de um concessionário em S. Francisco nos E.U da América, com a entrada na bolsa de valores italiana no início de 2016, e com a recente inauguração de novas instalações em Modena, e novos projectos para novas plataformas que deverão chegar ao mercado em 2019, deixa antever um futuro risonho para a mobilidade eléctrica.

andardemoto.pt @ 25-11-2016 18:24:00