Nuviz sistema de capacetes inteligentes: a luz ao fundo do túnel

Manter os olhos na estrada é o mote que inspira criar capacetes com sofisticados sistemas de informação: GPS, telefone, sms, avisos de proximidade, radio, músicas e até mesmo retrovisão ou estado de diversos componentes da moto, têm sido ideias integradas nestes capacetes.

andardemoto.pt @ 4-3-2017 20:41:56

Integrar num capacete um sistema que transmita ao motociclista as informações necessárias sobre GPS, telefone, sms, avisos de proximidade, radio, músicas e até mesmo retrovisão, câmara de vídeo ou estado de diversos componentes da moto, sem que eles tenham que tirar os olhos da estrada é realmente uma boa ideia. 

capacete Scully (saiba mais, clique aqui), cuja fábrica recentemente declarou falência devido a gestão danosa, antes ainda de ter produzido qualquer capacete, mesmo depois de ter recebido o apoio do Grupo Piaggio, ou o capacete iC-R - Intelligent Cranium (saiba mais, clique aqui) cuja produção está atrasada, mas prevista de começar em 2017, são exemplos desse tipo de capacete.


A Nuviz é um empresa sediada em São Diego, nos Estados Unidos, mas com um gabinete de desenvolvimento em Salo, na Finlândia, que está a criar não um capacete, mas antes um sistema de projecção de imagem com informação diversa na viseira, que será compatível com diversas marcas de capacetes, e que estava a sofrer de graves problemas de financiamento até Stefan Pierer, ou antes a sua empresa austríaca, a Pierer Industries, comprar uma boa percentagem das suas cotas.


A Pierer Industries é sobretudo conhecida por ser detentora de uma boa parte das acções das marcas de motos KTM e Husqvarna, da empresa de design Kiska., e das empresas WP Suspension, especialista em suspensões para motos, Pankl Racing, que fabrica componentes de precisão em ligas leves para a indústria aeronáutica e para a F1, e da Wethje, outra empresa que fabrica componentes em fibra de carbono para os mesmos clientes alvo.

Com a BMW Motorrad a falar cada vez mais no seu sistema de capacete “Head-Up Display” (saiba mais, clique aqui), será muito provável que a curto prazo, tanto a KTM como a Husqvarna venham a apresentar um sistema semelhante, já que o desenvolvimento do equipamento corre agora em ritmo acelerado. Os motociclistas agradecem!

Visite o site da Nuviz. Clique aqui.


Os fundadores da NUVIZ - Marcel Rogalla (Esq.) Malte Laass (Dta.)

Os fundadores da NUVIZ - Marcel Rogalla (Esq.) Malte Laass (Dta.)

andardemoto.pt @ 4-3-2017 20:41:56