Teste Moto Guzzi Norge GT 8V - Verdadeira Grand Turismo

Basta um contacto muito breve para se perceber que, nesta moto, se pode ir até ao fim do Mundo… e sempre com um sorriso nos lábios.

AdM @ 18-12-2016 20:50:49

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Moto Guzzi Norge 1200 GT8V | Moto | Norge

Texto: Rogério Carmo      Foto: ToZé Canaveira
                           

As "GT" são motos fascinantes. Proporcionam muito conforto, grande capacidade de carga, protecção aerodinâmica acima da média, e sobretudo uma condução despreocupada, com binário suficiente para que quase nos possamos esquecer da caixa de velocidades. Infelizmente são preteridas por modelos de aspecto mais "aventureiro" e com muito menos charme.

O mercado ainda vai sendo generoso para raras excepções como a BMW R1200RT e a Yamaha FJR1200, mas raramente se lembra da Moto Guzzi Norge que aqui lhe trazemos, uma moto muito mais barata, capaz de encantar nos pontos essenciais, e mesmo até no que ao equipamento diz respeito.

E afinal de contas, remonta ao ano de 1928 a primeira grande viagem de moto feita numa Moto Guzzi, quando Giuseppe Guzzi, irmão de Carlo Guzzi, o fundador da marca, se fez ao caminho e chegou ao Círculo Polar Ártico aos comandos de uma moto com apenas 8cv, mas dotada de suspensão integral, facto raro ainda na época, mas fundamental para proporcionar tal viagem.

A verdade é que Giuseppe "Naco" Guzzi, então supervisor técnico da casa de Mandello del Lario, chegou mesmo ao Cabo Norte aos comandos da sua GT500, tendo sido o primeiro motociclista (e moto) a conseguir tal façanha, que na época foi fundamental para impulsionar as vendas da marca, e desse modelo em concreto, que passou a ser denominado “Norge”.

Desde 2006 que a Moto Guzzi Norge da época moderna é uma moto comprovadamente robusta e fiável, agradável de conduzir, capaz de proporcionar uma excelente protecção aerodinâmica e uma ergonomia quase perfeita.

Em 2011 a Norge recebeu um “restyle” estético, um novo motor de 8 válvulas que lhe confere um binário 20% mais forte, e uma forquilha mais robusta.

A qualidade de construção é de muito bom nível, com pára-brisas regulável electricamente, punhos aquecidos, malas laterais e guiador com sistema anti-vibração. Também a iluminação potente e os farolins em LED mostram o teor tecnológico que esta moto encerra.

A suspensão robusta e muito eficaz, a cargo de uma forquilha de 45mm, garante conforto e um bom comportamento do conjunto em condução mais desportiva, e os poisa-pés relativamente elevados garantem uma inclinação lateral razoável que permite desfrutar das curvas em ritmos mais acelerados.

A travagem, dotada de ABS de série, a cargo de material Brembo com pinças de aplicação radial com quatro pistons opostos, também contribui para que se possa dar uso aos mais de 100cv e mais de 100Nm de potência que o V2 de instalação transversal, típico da marca, consegue debitar sem qualquer esforço. 

Pormenores de requinte, de desenho bastante conservador, podem ver-se ao nível do painel de instrumentos, dos comandos e da ponteira de escape, com formas elaboradas e apontamentos cromados.

Aspectos menos perfeitos encontram-se na posição do descanso lateral que, apesar de firme, é bastante difícil de recolher devido à sua posição bastante avançada. O mesmo se poderá considerar do comando de regulação do ecrã, que apesar de poder ser movido em andamento, depende de dois botões de difícil acesso, um em cada extremo do guiador.

Por outro lado, o estofo e o tamanho do assento garantem um bom apoio, a posição do guiador é quase perfeita, e a protecção aerodinâmica é excelente, sendo que nem o calor do motor afecta nem o condutor nem o passageiro. A Moto Guzzi Norge também está equipada com veio de transmissão, um factor importante para quem dá um uso intensivo à moto. 

Muito ágil, mesmo no meio do trânsito urbano, um motociclista minimamente experiente não terá dificuldade em se desenvencilhar muito bem numa utilização diária.

O depósito de combustível, com capacidade para 23 litros de gasolina garante uma autonomia que pode ultrapassar facilmente os 300km.

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Moto Guzzi Norge 1200 GT8V | Moto | Norge

AdM @ 18-12-2016 20:50:49


Últimas notícias