Kawasaki Ninja ZX-10R 2019 - ainda mais agressiva!

O modelo que domina o Campeonato do Mundo de SBK há 4 anos consecutivos, chega agora em três versões, com uma potência anunciada de 203 cavalos.

andardemoto.pt @ 7-9-2018 12:45:49

No mundo civil, costuma dizer-se que em equipa que ganha não se mexe! No mundo das motos faz-se precisamente o contrário. A inovação é a palavra de ordem de quem quer vencer corridas. Por isso não é em vão que as principais marcas de motos gastam verdadeiras fortunas com as equipas de competição oficiais, em diversas modalidades dos diversos campeonatos do mundo de motociclismo.

Além da fama, as marcas extraem das corridas o seu “know how”, que está em relação directamente proporcional com o desenvolvimento de novos produtos e soluções. Do controlo de tracção ao ABS, das embraiagens deslizantes aos mapas de motor e às suspensões de regulação electrónica, todos são benefícios que hoje em dia desfrutamos, e que nasceram ou foram refinados nas pistas sendo, a seu tempo,o supra-sumo da tecnologia, e aquela pequena vantagem que ditava vitórias.

Tudo isto para falar das novas Kawasaki Ninja ZX10R para 2019. 


Líderes do Campeonato Mundial de Superbikes desde 2015 (pode ler mais sobre este tema se clicar aqui), as Ninja ZX10 vão chegar ao mercado em 2019, revistas e muito mais refinadas.
A marca anuncia-as como sendo o que de mais parecido existe no mercado com uma moto do campeonato do Mundo de Superbike, e abaixo explicamos-lhe porquê.

O motor que equipa estas novas motos foi desenvolvido pelos engenheiros que acompanham a equipa oficial da marca no Campeonato do Mundo de Superbikes. O seu sistema de válvulas foi redesenhado e recebeu uma assistência que permite utilizar cames mais agressivos, com maior rapidez de abertura e fecho, diminuindo substancialmente (cerca de 20%) e em simultâneo, a flutuação das válvulas a regimes elevados.


No caso da versão “RR”, ela vai ser equipada com bielas exclusivas“by Pankl”, fabricadas em titânio, com um peso inferior em 102g cada, e que reduzem a inércia da cambota em cerca de 5%, resultando num limite de rotação 600rpm mais alto, que no final, além de uma mais suave entrega da potência, se traduz num ganho de 1cv de potência.
Em todas as versões, a cabeça do motor vem preparada de fábrica para receber os “kits de válvulas de competição”, com perfis de cames mais salientes. A tampa das válvulas de todos os motores virá de série pintada de vermelho, e a caixa de velocidades vem equipada de série com “quickshifter” integral, que funciona a partir das 2.500rpm.

Principais diferenças entre os 3 modelos:

Da esquerda para a direita: Ninja ZX-10R, Ninja ZX-10R SE, Ninja ZX-10RR

Da esquerda para a direita: Ninja ZX-10R, Ninja ZX-10R SE, Ninja ZX-10RR


Vamos ver com mais detalhe:


Kawasaki Ninja ZX-10R

Kawasaki Ninja ZX-10R: É a versão base que conta com um motor e ciclística de elevados potenciais para circuito, vindo equipada de origem com componentes de alta qualidade como a suspensão Showa BFF (Balance Free Front Fork) / BFRC-lite e travagem Brembo.

Kawasaki Ninja ZX-10RR

Kawasaki Ninja ZX-10RR: É um modelo monolugar, especificamente concebido para circuito, com uma produção limitada a 500 unidades, cada uma delas devidamente identificada por uma placa identificativa colocada na mesa da direcção, que conta com alterações no motor, como bielas em titânio cuja significativa redução de peso permite, como já referido, um aumento do regime de rotação máxima com o ganho de 1 cv de potência, suspensões com regulação específica e jantes forjadas da Marchesini.

Kawasaki Ninja ZX-10R SE

Kawasaki Ninja ZX-10R SE: às características da versão RR, junta-se o desempenho de uma suspensão electrónica (KECS), e o requinte de uma pintura auto-regenerável de alta duração (semelhante à utilizada na nova Ninja H2 que já tivemos oportunidade de lhe apresentar anteriormente (clique aqui para ver), que integra componentes elásticos que actuam como uma mola, e minimizam as consequências de impactos, mantendo o aspecto geral da ZX-10R SE sempre impecável.


andardemoto.pt @ 7-9-2018 12:45:49