Husqvarna 401 Vitpilen, Svartpilen e Aero “concept”

As tão esperadas Husqvarnas de estrada foram finalmente apresentadas como modelos finais que vão estar disponíveis no mercado já em 2017.

AdM @ 14-11-2016 16:36:11

Desde que em 2013 a Husqvarna Motorcycles GmbH foi comprada pelo KTM Group, a marca sueca fortaleceu a sua posição de construtora europeia de motociclos, tendo batido sucessivos recordes anuais de produção.  Em 2014 produziu e vendeu 16.337 motos (⅔ motos de competição para enduro e ⅓ para motocross). 

A apresentação dos conceitos Vitpilen e Svartpilen (flecha branca e flecha negra) foi recebida com grande entusiasmo pelos visitantes do Salão de Milão desse ano, onde foram apresentadas. Representavam a visão de futuro da marca que reclama o título de mais antigo fabricante de motociclos em produção contínua, já que as primeiras Husqvarnas saíram da fábrica em 1903.

Em 2015 as vendas tiveram um grande incremento, consubstanciado sobretudo com uma grande procura nos Estados Unidos da América, tendo registado um total de 21.513 unidades vendidas. Nesse mesmo ano, a apresentação dos modelos 701 Supermotard e 701 Enduro (clique nos links para ver os nossos testes) fez aumentar a popularidade da marca.

Voltando aos conceitos VITPILEN e SVARTPILEN eles representam a interpretação da Husqvarna para as motos urbanas do futuro. A sua inspiração provém da simplicidade e eficácia da mítica Silverpilen apresentada em 1955.

Alta qualidade aliada a alta tecnologia e um design funcional e moderno desprovido de tudo o que não seja essencial, dão o seu contributo para uma experiência de condução excitante. Esse será o grande argumento com que a Husqvarna quer diferenciar estas motos de quaisquer outras motos de estilo “retro” ou “clássico”. Uma nova gama de motos de asfalto que representam um arrojado salto em frente para a marca.

401 Vitpilen

Ambos os modelos agora apresentados, 401 Vitpilen e 401 Svartpilen, confiam no monocilíndrico de 375cc fabricado pela KTM que debita 44 cv para proporcionarem uma elevada manobrabilidade e um desempenho de excelência.

O quadro em treliça de tubos de aço, a travagem a cargo de material ByBre e suspensões assinadas pela WP garantem um excelente desempenho da ciclistica. As duas versões distinguem-se sobretudo pelo tipo de utilização a que se destinam.

Na Vitpilen a posição de condução é dinâmica, ergonómica, garantindo um controlo absoluto, através do guiador de avanços, destinado a uma condução mais desportiva.


401 Svartpilen

Na Svartpilen o guiador elevado contribui para uma posição de condução mais relaxada. O seu propósito é ser polivalente, por isso tem um aspecto mais robusto, conferido pelas protecções incorporadas no seu design.

Os pneus de perfil mais recortado habilitam-na a enfrentar pisos soltos sem qualquer problema, e as protecções do cárter e do escape protegem-na nas passagens de obstáculos em qualquer incursão fora de estrada.


401 Aero

A Husqvarna está decidida em confrontar todos os segmentos de motos, e por isso, nesta edição da EICA de 2016, apresentou um novo conceito. Trata-se da Vitpilen 401 Aero, uma monocilíndrica compacta que representa a interpretação da marca sobre o futuro das motos carenadas.


Basicamente a 401 Aero é uma Vitpilen 401 com carenagem. Mas o seu design mostra uma abordagem completamente diferente do convencional, nitidamente de inspiração nórdica, cuja descrição oficial revela que foi “esculpida pelo vento”, e que nenhum dos seus componente é desnecessário, com cada curva e cada painel a desempenharem uma função prática específica.

As 3 peças que compõem a carenagem, além de modificarem completamente o aspecto da Vitpilen, criam uma nova estética e diferentes proporções, equilibradas, e causam uma sensação de condução completamente nova, com uma protecção aerodinâmica esmerada que promove a integração no posto de condução.

401 Aero

AdM @ 14-11-2016 16:36:11



Últimas notícias