BMW Motorrad anuncia uma corrente de transmissão sem manutenção: a M Endurance Chain
Uma nova corrente de transmissão, a BMW M Endurance Chain, que promete garantir o mesmo conforto e praticidade de uma transmissão por veio e cardã.
andardemoto.pt @ 27-8-2020 19:11:22
Tal como as actuais correntes do tipo X-ring, a M Endurance Chain tem um lubrificante permanente, selado por “O-ring”, entre os roletes e os veios dos elos.
A grande diferença reside no facto de os roletes, que nas correntes normais necessitam de ser frequentemente lubrificados para resistirem à pressão e atrito exercido pela cremalheira e pinhão de ataque, deixa de ser necessária. A chatice de ter que pôr óleo na corrente e posteriormente limpar as jantes e o braço oscilante, pura e simplesmente acaba.
A BMW consegue o feito ao usar, nos roletes e nas buchas dos veios dos elos, um tratamento químico que os torna extremamente resistentes ao desgaste. A aplicação de carbono tetraedricamente amorfo (ta-C), vulgarmente conhecido por diamante industrial, torna os roletes extremamente resistentes, pelo que, inclusivamente, a operação de esticar a corrente deixa de ser necessária, revelando-se na prática tão conveniente como uma transmissão por veio e cardã.
A M Endurance chain, com passo 525, vai começar a estar disponível em breve nos concessionários da BMW Motorrad, para os modelos de 4 cilindros BMW S 1000 RR and S 1000 XR.
Futuramente os outros modelos da marca virão também a poder contar com estas correntes sem manutenção, seja como acessório ou como equipamento de série, sob encomenda.
O que a BMW ainda não anunciou foi o preço da corrente. Igualmente ficou por esclarecer se as cremalheiras e os pinhões de ataque também vão receber o mesmo tratamento, para que toda a transmissão final possa assim, efectivamente, resistir durante muitos e muitos quilómetros, sem qualquer lubrificação.
andardemoto.pt @ 27-8-2020 19:11:22
Clique aqui para ver mais sobre: BMW - Notícias