Teste Capacete Schuberth E1 - Aventura confortável

Ao cabo de quase um ano de utilização, em diversas motos e situações, fazemos o balanço deste capacete destinado a enfrentar aventuras, mas sempre com muito conforto.

andardemoto.pt @ 13-2-2017 19:36:37

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp


Texto: Rogério Carmo        Foto: ToZé Canaveira
                           
Já foi há cerca de um ano que estreei o capacete Schuberth E1. Ao longo deste tempo, tenho rolado com ele em diversas motos e em praticamente todas as situações imagináveis, desde dias de muito calor fora de estrada, até dias de muita chuva e frio em asfalto.

Apesar do elevado preço, que não permite condescendências no que à eficácia diz respeito, o E1 não desilude e, comparado com outros capacetes do género que também tenho usado, e que serviram de referência para esta avaliação, é sem dúvida um bom investimento para quem pretender um capacete de aventura para viagem.

O facto de incluir uma viseira solar de muita qualidade, de proporcionar um grande campo de visão, sem distorções, a facilidade com que se pode abrir a queixeira (com apenas dois dedos), o facto de a pála poder ser facilmente regulada em 3 posições, ou removida, são factores que, numa utilização intensiva sobretudo em viagem, não têm preço.

Mas o E1 não se fica por aqui.

Conforto:
O conforto de utilização que o Schuberth E1 proporciona foi motivo de destaque logo desde o primeiro dia. O seu formato encaixa perfeitamente na cabeça, sem quaisquer pontos de pressão, sendo fácil de pôr e de tirar. A sua fita de segurança está bem posicionada, não apertando o pescoço, dispondo de confortáveis almofadas que distribuem a pressão e que não apresentam tendência para sair do seu lugar.

Os tecidos do revestimento interior são bastante macios, e são os grandes responsáveis pela sensação agradável que se tem sempre que o enfiamos na cabeça. Nos dias de mais calor, em que troços mais trabalhosos causam excesso de transpiração, a sensação de conforto mantém-se. 

A boa vedação da viseira é outro aspecto importante: garante uma visão perfeita nos dias de chuva e não deixa entrar frio a temperaturas baixas. Também evita que entre pó para o interior do capacete, sendo mais fácil manter a viseira limpa, sobretudo quando se vai em grupo por caminhos poeirentos. 

Não menos importante é o baixo nível de ruído que o E1 regista. Apesar da pála e das entradas de ar adicionais, quando comparado com outros capacetes de aventura, este Schuberth é realmente mais silencioso. No entanto, tudo depende da moto, e em alguns casos, o nível de ruído pode ser significativo.

Por outro lado, o E1 praticamente não reage aos efeitos da turbulência, mantendo-se sempre muito estável, sem causar oscilações, apesar de, a elevadas velocidades, a pála apresentar alguma ondulação sobretudo na posição mais baixa.

Mas como é extremamente fácil de remover, em trajectos por auto-estrada ou em estrada aberta a alta velocidade, pode-se perfeitamente tirá-la e guardá-la, já que voltar a colocá-la requer apenas alguns segundos.

E se não se vai andar no campo, pode-se sempre deixá-la ficar em casa, aplicar as tampas que escondem a sua fixação, e desfrutar de um “look” diferente.

Ventilação:
A ventilação é um dos factores mais importantes num capacete. No inverno, manter a visibilidade é fundamental, e torna-se difícil ver bem com uma viseira embaciada.

O E1, mesmo sem recurso ao “pinlock”, consegue manter a viseira livre de condensação, e mesmo que esta chegue a embaciar, devido a alguma paragem, basta começar a andar para rapidamente se conseguir uma boa visibilidade.

Nos dias de muito calor, em que a maioria dos capacetes parecem causar falta de ar, a grande entrada frontal do E1 providencia uma agradável brisa que minimiza esse efeito.

E quando isso não acontece, será provavelmente porque o pequeno filtro existente no seu interior está tapado com poeira e outras partículas que aí se vão acumulando, e necessita ser simplesmente passado por água e bem espremido, para voltar ao estado original.

No entanto, o E1 além de conseguir ser fresco nos dias quentes também consegue ser quente nos dias frios, já que as entradas de ventilação podem ser fechadas e são bastante estanques.

Praticidade:
O facto de estar dotado com fecho de segurança micrométrico, de o mecanismo da viseira solar estar bastante acessível e de as regulações das diversas entradas de ar serem fáceis de encontrar, mesmo com luvas grossas calçadas, é também um aspecto muito importante.

O facto de a pála se manter na mesma posição, mesmo depois de abrir a queixeira, também é muito conveniente.

A facilidade com que se pode remover a viseira, para substituir ou simplesmente para lavar, também resulta muito prática.

Avaliação final:
Até agora, o Schuberth E1 que tenho andado a testar já deve ter rolado cerca de 40 mil quilómetros, equivalentes a muitos dias de uso intensivo em praticamente todas as situações. Já lavei os forros interiores uma vez, e o seu aspecto geral é muito bom.

Se há algum ponto negativo, esse terá que ver com as pequenas molas metálicas que seguram as almofadas laterais na frente do “colarinho”, e que, à semelhança do C3 e C3 Pro, ficam cheias de verdete e causam um mau aspecto, injustificável num capacete tão caro.

Por falar nos C3 e C3 Pro, não posso deixar de os comparar com o E1.

Nos últimos 6 anos tive a oportunidade de testar ambos os modelos, e o C3 Pro ainda é o meu capacete favorito para viagem e para uma utilização diária urbana ao longo de todo o ano.

Sendo o E1 uma evolução destes modelos, partilhando a base com o C3 Pro, é impossível não notar o acréscimo de ruído que a pála e o grande ventilador frontal causam a esta versão de aventura. Ele continua a ser muito silencioso quando comparado com outros modelos semelhantes de outras marcas, mas é muito mais ruidoso do que o C3 Pro.

Também a estabilidade, a alta velocidade, fica ligeiramente alterada, por isso, se está na dúvida, avalie bem se precisa mesmo de um capacete com pála!

Note que a pála serve sobretudo para fazer sombra na viseira (ou nos “goggles”) quando se anda em caminhos empoeirados, evitando que o pó acumulado brilhe e nos bloqueie a visão. 

Uma descrição mais técnica deste capacete Schuberth E1 pode ser encontrada seguindo esta ligação (clique aqui).


andardemoto.pt @ 13-2-2017 19:36:37


Clique aqui para ver mais sobre: Schuberth - Notícias


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp



Mais

  • 1 | 1