Ducati apresenta novo modelo na Intermot, o Salão de Colónia 2016
A Ducati SuperSport foi a vedeta italiana apresentada em Colónia
andardemoto.pt @ 7-10-2016 00:17:28
A Ducati aproveitou o Salão de Colónia para apresentar a sua mais recente criação: a Ducati SuperSport, que representa o regresso da casa de Borgo Panigale ao segmento das Sport Turísticas.
Trata-se de uma moto para ser usada em viagens ou no dia-a-dia, que assume um compromisso entre o desempenho desportivo com elevadas prestações dinâmicas, e o conforto necessário a uma moto turística ou urbana, e que vai estar disponível em duas versões: uma normal e outra, a “S”, dotada de suspensões integralmente Ohlins, em vez da forquilha Marzocchi de 41mm (a Ohlins tem 48mm de diâmetro) e do amortecedor Sachs.
A versão S ainda vai dispor de quickshifter bidirecional, e distingue-se da versão normal pela cobertura do assento do passageiro, estando disponível em duas cores: Ducati Red e Star White Silk.
Ambas as versões têm instalado um bicilíndrico em L de 937cc, que debita 113 cv, com um binário máximo de 96.7 Nm às 6,500 r.p.m. A sua programação permite-lhe disponibilizar 80% do valor total do binário, logo às 3.000r.p.m.
A embraiagem é do tipo deslizante e funciona em banho de óleo.
À semelhança dos outros modelos que utilizam este motor Testastretta a 11°, os serviços de manutenção são espaçados em intervalos de 15.000 km, e a afinação do sistema desmodrómico de válvulas é feita a intervalos de 30.000 km.
A electrónica engloba três modos de condução (Sport, Touring e Urban), e com eles, o ABS 9MP ajusta-se também, de acordo com o modo seleccionado, evitando ainda que a roda traseira descole do piso, isto se o condutor não optar por desligar o sistema.
A potência máxima está disponível tanto no modo Sport como no modo Road, em que a entrega do binário é mais suave, para permitir uma condução mais relaxada. No modo Urban, a potência fica limitada a 75cv, com uma entrega de potência ainda mais suave.
Na travagem, o material de fricção está a cargo da Brembo, com pinças dianteiras monobloco M4-32 a morderem discos de 320mm de diâmetro.
O painel de instrumentos, completamente digital em LCD a cores, transmite toda a informação necessária, incluindo o modo de condução, o nível de intervenção do ABS e do Controlo de Tracção.
A posição de condução é bastante ergonómica, com os avanços elevados e os poisa-pés mais centrais e baixos.O ecrã é regulável em altura, permitindo uma melhor protecção aerodinâmica.
Um design estilizado, inequivocamente italiano e identificável com os traços das Panigale, é fortemente marcado pela linha de luzes diurnas em LED de alto brilho.
O preço da versão base em Portugal deverá rondar os 13.000€ enquanto a versão S terá um custo de aproximadamente mais 500€. Ambas as versões deverão estar disponíveis em Portugal a partir de Março de 2017.
Galeria de Imagens
Ficha Técnica Ducati SuperSport
Motor Tipo: Testastretta 11°, L-Twin, 2 cilindros, 4 válvulas por cilindro, Desmodromico, refrigerado a líquido
Cilindrada: 937 cc
Diâmetro x Curso: 94 x 67.5 mm (3.7 x 2.66 in)
Relação de compressão: 12,6± 0.5 :1
Potência máxima: 83.1 kW (113 cv) @ 9,000 rpm
Binário máximo: 96.7 Nm (71.3 lb-ft) @ 6,500 rpm
Injecção de combustível: Continental electronic fuel injection system, c/ corpos de 53 mm Mikuni e Ride-by-Wire integral.
Escape: 2-1-2 com conversor catalítico e dupla sonda Lambda. Ponteiras duplas em alumínio.
Transmissão
Caixa: 6 velocidades
Relações: 1=37/15 2=30/17 3=28/20 4=26/22 5=24/23 6=23/24
Transmissão final: por corrente (pinhão de 15 dentes; cremalheira de 43 dentes)
Embraiagem: húmida, multi-disco, deslizante e com assistência.
Ciclística
Quadro Tipo: Treliça de tubos de aço apoiado nas cabeças dos cilindros.
Roda dianteira
Suspensão: Forquilha de 43mm de diâmetro, completamente regulável da Marzocchi (Ohlins de 48mm na versão S)
Curso: 130 mm (5.12in)
Travão: 2 discos de 320 mm (12.6 in) semi-flutuantes, e maxila monobloco Brembo M4-32 com 4 pistons, com accionamento por bomba radial. ABS standard.
Jante: 3 raios em forma de Y em liga leve 3.50" x 17"
Pneu: Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17
Roda Traseira
Suspensão: Cantilever progressivo com monobraço em alumínio, e amortecedor Sachs completamente regulável.
Travão: disco de 245 mm (9.6 in) e maxila de pistão duplo, ABS standard
Curso: 144 mm (5.67in)
Jante: 3 raios em forma de Y em liga leve 5.50" x 17"
Pneu: Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17
Dimensões e pesos
Peso a seco: 184 kg (406 lb)
Peso (ordem de marcha - KERB): 210 kg (463 lb)
Altura do assento: 810 mm (31.9 in)
Distância entre eixos: 1478 mm (58.2 in)
Capacidade do depósito: 16 l (4.2 US gal)
andardemoto.pt @ 7-10-2016 00:17:28
Clique aqui para ver mais sobre: Ducati - Notícias