Circulação entre automóveis em filas de trânsito

Em Portugal, tal como em muitos países da Europa, a circulação de motos entre os carros nas filas de trânsito é uma prática tolerada, embora não seja permitida pelo Código da Estrada.  

andardemoto.pt @ 5-2-2013 11:29:08

A circulação entre carros é uma prática natural que confere segurança ao motociclista, dando-lhe controlo de tudo o que se passa à sua volta. Apesar de não parecer, há muito espaço entre os carros que se movimentam em filas de trânsito, já que a largura das motos geralmente não ultrapassa os ombros do condutor.


Já um estudo realizado na Bélgica indica que se 10% dos automobilistas se convertessem às motos, haveria uma diminuição de 40% do tráfego nas estradas, pois as motos oferecem uma maior mobilidade, o que origina poupanças consideráveis de tempo.

É necessário, contudo, ter alguns cuidados quando se circula entre os carros em filas de trânsito, tais como garantir que se está sempre dentro do campo de visão dos automobilistas e ter em atenção os ângulos mortos dos condutores. Deve-se ainda estar atento e prever as manobras dos automobilistas.

Segundo o relatório Hurt, estudo sobre a segurança dos motociclos realizado nos EUA em 1981, 2/3 das colisões entre motos e automóveis são causadas pelos automobilistas, e os mais comuns são os que acontecem por trás, com o automóvel a abalroar o motociclista.

A circulação de motos entre os automóveis permite que o tráfego flua com maior rapidez, o que oferece vantagens tanto para o motociclista como para o automobilista.

andardemoto.pt @ 5-2-2013 11:29:08


Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dica