1.ª fase da Operação de Natal e Ano Novo da PSP e GNR menos trágica

A primeira fase desta operação já terminou e registou-se a diminuição de 5% nos acidentes e foram contabilizados 12 mortos. Veremos agora como decorre a fase do Ano Novo.

andardemoto.pt @ 29-12-2025 11:00:00

Como habitualmente nesta altura do ano, a PSP, a GNR e ANSR e entidades parceiras lançam várias campanhas e ações de fiscalização e prevenção rodoviária, com o objetivo primordial de combater a sinistralidade. Na fase de Natal perderam a vida menos 3 pessoas que em 2024 e os acidentes registados reduziram-se em 5% (total de 3.426). Já a fase de Ano Novo vai até dia 4 de janeiro.

Apesar desta ligeira melhoria dos números não há grandes razões para festejar, mesmo se o número de acidentes se reduziu em cerca de 5%, causando menos três mortes, menos 12 feridos graves e menos 232 feridos leves do que no Natal de 2024, tal como indicou em comunicado a ANSR.

Em conjunto, a PSP e a GNR fiscalizaram presencialmente 78.666 veículos e condutores (menos 23.653 do que em 2024) e controlaram 624.363 viaturas por radar, resultando num total de 13.235 infrações, das quais 1.891 por excesso de velocidade, 1.641 por falta de inspeção periódica obrigatória e 772 por condução sob o efeito de álcool.

Assim, sobretudo para quem vai circular nas estradas, toda a atenção é pouca na altura do Ano Novo, além de que tudo aponta no sentido de haver elevada probabilidade de chuva forte nesses dias, o que vai potenciar o risco de acidente.


andardemoto.pt @ 29-12-2025 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dicas