Espanha tem estado a testar um limite de velocidade que pode chegar aos 150 km/h
Não é segredo para ninguém que a
velocidade é um dos elementos relevantes na sinistralidade
rodoviária e que muitos acidentes, incluindo veículos em duas rodas, são
causados por excesso e/ou velocidade excessiva. Ainda assim, isso não invalida
que Espanha esteja a testar um limite que pode chegar aos 150 km/h, em dadas
circunstâncias.
andardemoto.pt @ 11-5-2025 11:00:00
Já não é o primeiro país a desenvolver e testar sistemas neste sentido, sendo que a vizinha França tem estado também a analisar esta possibilidade. O objetivo em Espanha é ter uma velocidade máxima variável que poderá chegar aos 150 km/h, mas apenas se existirem condições para tal em termos de tráfego, estado da via, meteorologia, eventuais obras…
O princípio não é muito diferente do utilizado em algumas autobahn alemãs, sendo que nestas o limite, se reunidas as condições, não existe. Uma grande diferença é que Espanha está a usar a Inteligência Artificial para apoio na possível implementação desta medida, permitindo calcular elevado número de variáveis em tempo real.
Por enquanto, os testes têm estado a decorrer na autoestrada AP-7, na região de El Vendrell, na Catalunha, mas é natural que se venham a alargar a outras autoestradas e possa mesmo vir a ser implementado. Na prática, pode representar até mais 25% de velocidade face aos limites atuais, sem o risco de ser autuado.
Quanto a Portugal, que se tenha conhecimento, nada está a ser feito e o limite máximo continua a ser 120 km/h, mesmo que a visibilidade seja excelente, o tráfego pouco intenso ou as condições da via permitam circular mais depressa com segurança…
andardemoto.pt @ 11-5-2025 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dicas