Novidades Brembo para 2020

A marca italiana especialista no fabrico de sistemas de travagem para motos apresentou diversas novidades para 2020. Fique a conhecer em detalhe as novas pinças Brembo Stylema R e GP4-rr, para além das bombas de travão e embraiagem PR19 e 16RCS Corsa Corta.

andardemoto.pt @ 2-1-2020 13:38:54

É um dos nomes mais falados dentro dos componentes para motos de competição, e há mais de 50 anos que a Brembo se tornou na marca líder de sistemas de travagem para as motos de estrada, apresentando um catálogo repleto de opções para os mais diversos tipos de motos e de utilizações.

Para 2020 a Brembo continua a evoluir a sua gama, fazendo crescer as opções em termos de pinças de travão, para além de continuar a apostar em novas bombas de travão e embraiagem especialmente desenvolvidas para as motos desportivas.

A primeira grande novidade para este ano é a chegada de uma variante R das pinças de travão monobloco Stylema, que foram inicialmente usadas pela Ducati na Panigale V4, seguindo-se a Aprilia com a RSV4 1100 Factory, e depois por outros fabricantes que não perderam a oportunidade de instalar nas suas motos as Stylema em vez das anteriores M50.

Brembo Stylema R

A nova pinça Stylema R, como o nome indica, é uma versão mais evoluída da Stylema. A sua construção monobloco em alumínio mantém-se, mas a Brembo conseguiu remover mais algumas gramas ao peso de cada pinça e assim as Stylema R mostram-se ainda mais atrativas para quem quer máxima eficácia de travagem e menor peso possível.

As Stylema R contam com uma nova configuração dos componentes internos, o que permite à Brembo garantir que temos um tato melhor e mais consistente na manete de travão, mesmo sob condições de condução extrema (pista). Os pistões derivam da competição, contam com buracos radiais para ventilação que ajudam a manter a temperatura do líquido de travão em níveis mais baixos. Uma nova saída de ar central ajuda a melhorar a aerodinâmica do ar em torno da pinça.

Em termos de design funcional, a entrada de ar central permite fazer a ligação entre os dois lados da pinça Stylema R, com a Brembo a fazer questão de destacar ainda mais que esta é uma pinça diferente das já conhecidas Stylema através de cores diferenciadas, nomeadamente os dois detalhes em vermelho.


Brembo GP4-rr

Se a nova pinça Stylema R é a proposta para as motos desportivas e uma utilização em estrada, com ocasionais visitas ao circuito, as novas Brembo GP4-rr são a opção exclusivamente para utilização em circuito.

A família de pinças GP4 passa assim a estar completa com a GP4-rr, uma pinça derivada diretamente das soluções desenvolvidas pela Brembo para as motos de MotoGP.

A pinça Brembo GP4-rr é fabricada em alumínio maquinado, uma construção do tipo monobloco, e que de acordo com a marca italiana oferece o melhor rácio entre rigidez e peso. O acabamento da pinça é anodizado para maior resistência ao desgaste. Os 4 pistões são em titânio com diâmetro de 32-36 mm. Esta nova pinça GP4-rr permite também a instalação de pastilhas de travão maiores, o que por sua vez oferece maior eficácia de travagem.

A nova Brembo GP4-rr, tal como todas as opções da marca para uso em competição, não é fornecida com pastilhas de travão. O entanto o kit inclui todos os elementos necessários para a sua instalação, incluindo adesivos de temperatura que permitem ao piloto analisar a temperatura atingida pelos travões, tal como acontece em MotoGP.

Brembo PR19

Não menos importante do que as pinças de travão, a Brembo apresenta para 2020 uma adição à sua gama de bombas de travão radiais.

A PR19 de 2020 recebe novidades técnicas e de design. Assim, as ligações de 16 mm da PR19 ao reservatório do líquido de travão têm um novo desenho que facilita o sangramento. A manete foi redesenhada para uma ergonomia otimizada, e ao mesmo tempo um peso reduzido, estando ainda disponível numa variante específica para uso em conjunto com as proteções de manete.

Outros pequenos detalhes como o novo posicionamento do apoio para reservatório do líquido de travão foram também melhorados para 2020, sendo que a PR19 está também preparada para receber as manetes MCS, o que aumenta o leque de ajustes que o condutor pode fazer para ficar com a travagem ao seu gosto, mantendo um design semelhante ao das bombas de travão RCS Corsa Corta.


Brembo 16RCS Corsa Corta

E precisamente a família RCS Corsa Corta ganha um novo membro para 2020. A Brembo criou uma nova bomba de embraiagem: a 16RCS Corsa Corta.

Esta 16RCS Corsa Corta utiliza soluções técnicas derivadas de MotoGP, tem um “corpo” fabricado em alumínio maquinado através de tecnologia de 5 eixos, e que recebe um acabamento anodizado para maior resistência ao desgaste.

Destinada para ser aplicada nas mais modernas motos desportivas, a Brembo revela que a 16RCS Corsa Corta dá uso a um pistão e selos iguais aos usados em MotoGP. O pistão tem um diâmetro de 16 mm, o que permite ao condutor sentir uma embraiagem mais leve e assim fazer menos esforço a apertar a manete, particularmente em motos com motores de maior cilindrada.

A nova Brembo 16RCS Corsa Corta estará disponível no mercado a partir de março deste ano. O kit inclui todos os elementos necessários à sua instalação na moto.

andardemoto.pt @ 2-1-2020 13:38:54


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos