Colete Alpinestars Tech-Air 5 compatível com qualquer blusão

Alpinestars revelou os detalhes do seu mais recente projeto de proteção para motociclistas. O colete Tech-Air 5 conta com tecnologia da airbag derivada de MotoGP e é compatível com qualquer blusão de moto.

andardemoto.pt @ 9-1-2020 11:11:05

Tal como prometido e como o seu Andar de Moto confirmou há algum tempo, a Alpinestars aproveitou o Consumer Electronics Show (CES) 2020 em Las Vegas para apresentar oficialmente o seu mais recente sistema de proteção para motociclistas.

O novo colete Tech-Air 5 é a resposta da Alpinestars ao Smart Jacket da Dainese que também lhe mostrámos aqui, e tal como a proposta da rival italiana, a Alpinestars criou um sistema de airbag que se revela compatível para usar com qualquer tipo de blusão de motos disponível no mercado.

Como seria de esperar, a Alpinestars recorre à sua tecnologia Tech-Air que inicialmente foi desenvolvida para uso na competição, mais específicamente em MotoGP. Rapidamente a marca conseguiu desenvolver uma variante para uso em estrada, e a mais recente evolução do sistema é este colete Tech-Air 5 de utilização universal e que promete alargar o número de motociclistas que conduzem a sua moto usufruindo de uma melhor proteção.


O airbag do Tech-Air 5 infla em apenas 40 milissegundos! O próprio colete conta com uma centralina extremamente avançada, pelo que não necessita de estar conectado seja à moto como ao blusão do utilizador. As bolsas de ar enchem assim que o sistema deteta uma alteração nas forças G.

O Tech-Air 5 conta com um total de seis sensores: três giroscópios e três acelerómetros.

A Alpinestars garante que o seu colete Tech-Air 5 consegue proteger a zona do peito, costas, e principalmente as clavículas. Ainda de acordo com a marca, o colete com airbag oferece uma proteção correspondente a usarmos 18 proteções dorsais sobrepostas!

Para o sistema ficar armado, ou seja, ligado e pronto a disparar o airbag em caso de queda ou outro impacto forte, o utilizador tem de fechar por completo o fecho ZIP e ligar o sistema. Luzes LED indicam o estado do Tech-Air 5, incluindo o nível de bateria de iões de lítio, bateria essa que tem uma autonomia de até 30 horas de uso.


Para além disso, a Alpinestars permite que o utilizador usufrua de uma experiência ainda melhor e mais profunda proveniente do seu colete Tech-Air 5.

Através de uma app específica, o colete Tech-Air 5 poderá ser ligado por Blutooth ao smartphone e assim acedemos, para além do estado do sistema e da bateria, a outras funcionalidades e informações.

Usando os dados fornecidos pelos diversos sensores que “alimentam” a centralina, o Tech-Air 5 dá-nos dados relevantes sobre a nossa condução, como por exemplo a velocidade atingida, aceleração ou ainda as forças G que suportamos quando conduzimos a moto com o colete vestido.

De referir ainda que, e apesar de ser um colete universal, a Alpinestars aconselha a que o blusão usado em conjunto com o colete Tech-Air 5 seja um pouco mais folgado. A marca aconselha a que o blusão tenha uma folga / espaço de cerca de 4 cm nas zonas em que o colete enche. Caso o blusão seja demasiado justo, o airbag não terá espaço para inflar na totalidade, reduzindo a sua capacidade de proteção.

A Alpinestars garante que o colete Tech-Air 5 estará disponível para aquisição durante o próximo mês de março. Para mais informações técnicas ou inclusivamente o preço do colete quando este chegar a Portugal, poderá contactar o importador da marca no nosso país, a Multimoto.

As informações relativas ao preço do colete Alpinestars Tech-Air 5 apontam para um valor ligeiramente acima dos 600 euros, embora este valor careça de confirmação por parte do importador da marca.

andardemoto.pt @ 9-1-2020 11:11:05

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos