Italianos da Mivv dão novo fôlego à KTM 790 Adventure

A Mivv apresenta duas opções de sistemas de escape “slip-on” homologados que conferem melhorias de performance e sonoridade às KTM 790 Adventure. Fique a conhecer as ponteiras de escape Mivv Oval e Speed Edge para as aventureiras austríacas.

andardemoto.pt @ 7-3-2020 12:30:00

Uma ponteira de escape homologada não é apenas uma boa forma de melhorar o aspeto geral da sua moto. Pode servir também, e isso acontece em muitos casos, para melhorar as performances do motor da sua moto.

Tendo isso em conta, a Mivv, especialistas italianos no fabrico de sistemas de escape para motos, apresentaram recentemente novas opções ao nível das ponteiras de escape para as KTM 790 Adventure e 790 Adventure R.

As duas opções de ponteiras da Mivv para as aventureiras austríacas fazem parte da gama Oval e Speed Edge.

Em ambos os casos estamos perante duas ponteiras “slip-on”, ou seja, a troca da ponteira de origem da 790 Adventure pela Mivv Oval ou Speed Edge é direta, não sendo necessárias modificações. Para além disso, as ponteiras estão disponíveis em diferentes tipos de materiais e acabamentos, tendo homologação Euro 4.

A criação destas ponteiras de escape levou a Mivv à realização de inúmeros testes.

Só assim foi possível encontrar o design que melhor se adapta às KTM 790 Adventure, reduzir o peso do sistema de escape em cerca de 1 kg, e ao mesmo tempo desenvolver os sistemas de escape que permitem extraír mais alguma potência e binário do conhecido motor bicilíndrico LC8c.

Mas para ficar a conhecer melhor as duas opções da Mivv, aqui ficam os detalhes:


Mivv Oval

O design oval da ponteira, para além de conferir o nome a esta opção, é aquele que melhor se adaptará a qualquer tipo de moto, encaixando de forma mais harmoniosa no conjunto, como por exemplo na KTM 790 Adventure. Neste caso a Mivv propõe a ponteira Oval em fibra de carbono ou titânio. Em qualquer dos casos, a ponteira tem um terminal em carbono.

De acordo com a Mivv, as medições de potência e binário à roda com a ponteira Oval instalada revelam ganhos interessantes: em toda a gama de rotações há um aumento de potência, com a melhoria máxima a ser de 2,5 cv às 6.700 rpm. Também o binário máximo melhora, passando a ser 5,7 Nm superior em relação ao valor de origem da 790 Adventure às 2.900 rpm.

Mivv Speed Edge

Ao contrário do design oval da primeira opção, esta ponteira de escape conta com uma forma hexagonal, sendo mais compacta de dimensões e por isso encaixando ainda melhor nas formas da KTM 790 Adventure. A ponteira Mivv Speed Edge está disponível em duas opções de material e acabamento: Inox, em aço inoxidável escovado, ou Steel Black em aço com pintura “Black Satin”, um acabamento obtido através de um método de pintura especial.

Se as melhorias de performance já são significativas na ponteira Oval, no caso da Mivv Speed Edge essas melhorias são ainda mais notórias! A marca italiana indica que numa medição à roda, a 790 Adventure ganha 3,3 cv às 6.800 rpm, enquanto o binário máximo sobe 6,1 Nm às 2.800 rpm.


Tanto na Mivv Oval como na Mivv Speed Edge, a marca italiana fornece com as ponteiras todos os elementos necessários à sua instalação, incluíndo no caso da Speed Edge os suportes em fibra de carbono. Na embalagem está ainda incluído o “dB killer”, para cumprir com as normas de ruído.

Para mais informações e preço destas ponteiras Mivv, pode contactar o importador da marca para Portugal, a Bicimotor, através do telefone 222 008 785.

andardemoto.pt @ 7-3-2020 12:30:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos