Teste Capacete modular Schuberth C4 Pro Carbon

Praticamente acabado de estrear, mas já com mais 3 milhares de quilómetros rolados em diversas situações, este é talvez o melhor capacete Schuberth que tive, para além do meu saudoso C3 Pro, o antecessor desta nova família C4.

andardemoto.pt @ 22-6-2020 12:58:33 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte

Extremamente leve e equilibrado, para um capacete modular de qualidade, o Schuberth C4 Por Carbon tem uma ventilação muito boa que se destaca em tempo de chuva prevenindo o embaciamento. Os forros aveludados e sem costuras revelam-se deliciosos em termos de toque.

Revela-se ainda bastante insonorizado, independentemente do tipo de moto e ecrã pára brisas instalado. A viseira é excelente, sendo extremamente resistente, estanque e facilmente removível para limpeza. Pode ser aberta com ambas as mãos, está equipada com um Pinlock 120 e proporciona um grande campo de visão sem qualquer tipo de distorção. Para concluir, este C4 Pro Carbon tem uma decoração interessante, com um acabamento de alto nível que me agrada bastante, sobretudo nesta opção Fusion Red que me foi cedida para teste.

Este C4 Pro tem uma calota compósita em fibra de carbono, que lhe confere um peso ligeiramente inferior à versão normal, apesar de a queixeira ser igualmente em material plástico, como a dos outros modelos modulares da marca e da generalidade dos modulares de outros fabricantes. A sua homologação continua a ser apenas de capacete integral, pelo que em alguns países convém (mesmo!) circular apenas com a queixeira fechada, sob risco de contravenção punível por lei.


À semelhança das versões anteriores, gosto da posição do botão de abertura da queixeira e do sistema de escamoteamento da viseira solar, esta a continuar a ser uma das melhores que tenho tido oportunidade de usar, pois além de extremamente resistente ao uso, não apresenta distorção da visão.

O seu sistema de accionamento é intuitivo, exigindo esforço e movimento mínimos, reduzindo o tempo em que se tem de tirar a mão esquerda do punho e evitando projectar o cotovelo para fora da bolha aerodinâmica, factor tanto mais importante quanto maior a velocidade e menor for a protecção proporcionada pela moto.

Na prática, o C4 Pro Carbon resulta extremamente estável a alta velocidade, mesmo em motos com uma posição de condução mais desportiva, devido ao seu grande ângulo vertical de visão, que não obriga a forçar a nuca. O mecanismo de abertura da queixeira continua muito prático e o sistema de trancas, em aço inoxidável, é bastante fiável, garantindo uma união perfeita à calota, de ambos os lados, com um simples e suave gesto.

O sistema de retenção, com dispositivo anti-rolamento, conta com um fecho rápido de ajuste micrométrico, que tem um forro almofadado, pelo que não fica em contacto directo com a pele. 


O C4 Pro Carbon tem um peso 1495 gramas (è o tamanho M), mas a Schuberth gosta de alertar para o facto de este capacete já incluir uma pré-instalação de áudio, com auscultadores, microfone, antena e cablagens, mais as duas cassetes para a bateria e o módulo de comando do sistema de intercomunicação, que são vendidos em separado, e que quando instalados ficam completamente embutidos na calota, sem causarem nenhum ruído nem turbulência.

Ainda é cedo para formular opiniões sobre a sua resistência ao uso, mas até agora já pude perceber que o verniz da pintura é bastante mais resistente do que o das versões anteriores, e os novos forros interiores mantêm a qualidade e resistência dos das versões anteriores, sendo efectivamente mais confortáveis e melhores a dissipar a transpiração.

O C4 Pro Carbon tem um P.V.P. de 779 Euros e conta com uma garantia de 5 anos.


andardemoto.pt @ 22-6-2020 12:58:33 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos