Airoh e Autoliv colaboram na criação do primeiro capacete com airbag integrado

Os fatos e blusões com airbags para motociclistas já não são novidade e desde 2018 que são obrigatórios nas 3 classes do Mundial de Velocidade - Moto3, Moto2 e MotoGP.
Este sistema de segurança passiva, o airbag, permite diminuir os ferimentos do condutor num acidente, com o acionar, em impacto, de uma “almofada” de ar.

andardemoto.pt @ 7-11-2022 15:07:15

Já há mais de 2 anos que o Departamento de Desenvolvimento e Investigação da Airoh, em colaboração com a Autoliv, tem vindo a elaborar estudos a fim de criar um capacete com airbag integrado, com vista a aumentar a segurança e de forma a aliviar os danos causados aos motociclistas em caso de acidente. Durante as investigações e testes levados a cabo por esta parceria, conseguiram-se obter evoluções substanciais na proteção do motociclista sem comprometer o design, peso ou conforto do capacete com airbag.

A ideia de criar um capacete com airbag veio de Roberta Descrovi, engenheira italiana, que durante a sua licenciatura pensou na evolução do capacete ao incorporar-lhe um airbag que dispara com o impacto, promovendo uma maior segurança em comparação com qualquer outro capacete.

Antonio Locatelli, CEO e fundador da Airoh, empresa italiana de produção de capacetes, afirmou: “As descobertas feitas por Roberta Descrovi foram absolutamente inovadoras e as primeiras conversações realizadas com a Autoliv convenceram-nos da viabilidade deste conceito apto para revolucionar a segurança de milhões de motociclistas.”


Esta colaboração com a Autoliv, marca especializada em equipamentos de segurança para veículos, pode significar uma revolução quanto à proteção dos motociclistas.

O CEO e Presidente da Autoliv, Mikael Bratt, mostra-se confiante quanto ao trabalho conjunto das duas empresas: “Para reduzir substancialmente o número de ferimentos e fatalidades dos motociclistas temos de adotar uma abordagem holística em que se investiguem os vários problemas e as respetivas soluções. A nossa base de dados sobre colisões, aliada ao nosso conhecimento biomecânico e ferramentas para avaliar lesões, bem como à experiência da Airoh, são uma excelente oportunidade para melhorar a proteção dos motociclistas e salvar mais vidas”.

Tanto a Airoh como a Autoliv vão estar presentes na EICMA 2022, que arranca dia 8 de novembro, onde irão expor o protótipo do capacete com airbag e ainda outros projetos, como por exemplo o airbag para scooters realizado através de uma parceria entre a Autoliv e a Piaggio. 


andardemoto.pt @ 7-11-2022 15:07:15


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos